Morreu o menino Fausto, a poucas semanas de completar 80 anos. Menino? Sim, é claro! Afinal, sempre foi poeta, e não existe poeta adulto. Fausto Rodrigues Valle, mineiro pelo local de nascimento, goiano pelo lugar de crescer e ter consciência; mineiro outra vez por cursar medicina em Belo Horizonte, e volta a ser goiano feito já médico, e preferiu ser pediatra, certamente porque, assim, jamais deixaria de ser criança.

Um dia, fez-se professor de medicina. E tornou-se diretor, e pró-reitor, até que, num ofício paralelo, cansou-se de ser só consumidor de poesia para tornar-se fazedor de belíssimos versos e poemas. E já rompera a barreira dos cinquent'anos quando se mostrou em livro e sentiu-se muito à vontade no convívio do povo das letras.

Rosacruz, maçom, líder entre os escribas. Por várias gestões, foi vice-presidente da União Brasileira de Escritores, sem reduzir seu empenho nas irmandades secretas, ele que soube bem erguer templos às virtudes.

Agosto estava tão perto, Fausto! Dois meses e uns dias, apenas, para festejarmos seu aniversário. Mas você sabia, havia um combinado com o Grande Arquiteto do Universo, e um séquito de musas e vestais estava pronto para recebê-lo na Pasárgada dos Justos, o Jardim dos Poetas.

Fica-nos um silêncio, mas também o eco da poesia e dos contos concebidos com caprichos de artista. Fica-nos a alegria de sua amizade, de sua palavra de irmão e amigo. Fica sua voz de poeta.

 

 

 

 

Luiz de Aquino (Caldas Novas/GO, 1945). Poeta, cronista, ficcionista, publicou O cerco e outros casos (contos, 1978); Sinais da madrugada (poesia, 1983); De mãos dadas com a lua (poesia, 1984); Canto de amar (poesia. 1986); Menina dos olhos (poesia, 1987); Isso de nós (poesia, 1990); BEG — Nossa gente, nossa história (crônicas, 1994); Razões da semente (poesia, 1996); Deu no jornal (entrevistas, 2000); Meus poemas do Século XX (reedição dos seis livros de poesia num só volume, 2001); A noite dormiu mais cedo (contos, 2002. Prêmio Cora Coralina, da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico); Sarau (poesia, 2003, festejando os 25 anos de O cerco, que foi publicado na mesma ocasião, em segunda edição); As uvas, teus mamilos tenros (poesia erótica, 2005). Vive em Goiânia. Escreve o blogue Pena&Poesia.

Mais Luiz de Aquino em Germina
>
Poemas

 

 

Leia mais Fausto Valle em Germina

> Poemas

> Contos