Rodrigo Leão – Gabriela Marcondes, para que serve a poesia?

 

Gabriela Marcondes - A poesia serve para ir além, encantar, transcender. Ela é capaz de fundir sons, imagens, sensações, realidades, permitir tornar real o que sonhamos sem precisar que estes sonhos aconteçam. Aliás, eles acontecem poeticamente. Pela característica de concentrar, condensar, vejo a poesia como uma espécie de cápsula de encantamento. Quem não precisa disso? Rimbaud tem uma definição linda que diz: "...poesia é fixar vertigens".

 

 

RL - Que influência você tem da poesia concreta?

 

GM - A poesia concreta no Brasil surgiu nos anos 50 como uma nova estrutura, uma nova condição de realidade visual, rítmica, sonora. Antes disso Mallarmé já tinha apontado o caminho e lançado seus dados. A poesia concreta chega unindo elementos do cotidiano, do cinema, da música e de certo modo "populariza" a poesia. Nela a palavra não é apenas a forma, o veículo, o poeta concreto vai ao cerne de cada letra para torná-la viva, dinâmica, a palavra torna-se o centro e cetro do poema. Penso que grande parte dos poetas de hoje em dia tem alguma influência, seja maior ou menor, desse movimento que modificou o caminho da poesia brasileira. No meu trabalho ela tem uma grande importância, basta ver o meu livro, metade dele é composto de poemas de grande apelo imagético. Acho que isso talvez venha da imensa exposição visual da minha geração e de um certo hibridismo e fusão entre as artes que acontece atualmente e, particularmente, dentro da minha história.

 

 

 

 

RL - Qual a diferença entre poesia visual e poesia concreta?

 

GM – Há uma confusão entre as duas, porque ambas têm um apelo à imagem muito forte. Mas a poesia visual nem sempre se utiliza da palavra, ela passa sua mensagem pela imagem, tendo ela caracteres tipográficos ou não. Na poesia concreta a palavra está sempre presente, fragmentada, fundida, reinventada, mas está lá. No entanto, acho que cada vez mais a poesia vem ganhando outros espaços e ainda é prematuro dizer se necessariamente essas classificações em alguns pontos vão confluir ou não.

 

 

RL - Existe poesia pós-moderna ou o modernismo é eterno e abrange a pós-modernidade?

 

GM - Acho essa questão de dividir e enquadrar as épocas, complicada. Na verdade, às vezes, acredito que a pós-modernidade não existe e em outros momentos ela se faz extremamente presente. Por vezes chego a me identificar com essa possível pos-modernidade, que se existe, com certeza tem na fusão e na confusão um pilar. Como disse Gilberto Telles de Mendonça: "Se existe poesia pós-moderna ela é misturar, remixar e dar origem a algo".

 

 

RL - Com quantas metáforas se faz um poema?

 

GM - Uma, cinco, trinta, nenhuma, não existe número certo. Poema se faz por poetas e não por metáforas.

 

 

RL - Você é angustiada por alguma influência à moda Harold Bloom?

 

GM - Harold bloom fala de uma angústia, de uma dificuldade de criar um novo estilo, quando já se está impregnado de outros poetas ou escritores. Acho que muitas vezes sou acometida dessa angústia, mas é ela também que me impulsiona na busca de novos caminhos poéticos. Por falar em influências, elas são muitas: Haroldo Campos, Pignatari, Ana Cristina César, Pessoa, Cecília, Drummond, Leminski e me meto a falar também em não poetas como Guimarães Rosa, Cortázar, Borges. Recentemente, ando lendo Horácio Costa, Herberto Helder e Claudia Roquette-Pinto.

 

 

RL - É possível se viver de literatura no Brasil? Quem é o escritor brasileiro?

 

GM - Acho que viver de literatura no Brasil ainda é para poucos. O escritor brasileiro é múltiplo, assim como o Brasil, mas antes de tudo é um guerreiro, porque não é fácil. A internet chegou para facilitar um pouco, permitindo a possível divulgação da obra, acesso ao público e contatos entre escritores que há tempos seriam quase impossíveis.

 

 

RL - Você considera a sua poesia uma poesia de invenção?

 

GM - Acredito que toda poesia deva ser de invenção. Concordo com e.e. cummings quando ele diz que o poeta é "alguém que é obcecado pelo fazer". Poesia é se reinventar sempre, a cada poema. A procura por novos caminhos é sempre constante, a ânsia por um novo olhar sobre as coisas na busca do lado ainda não visto. Ou nas palavras de Décio Pignatari: "Todo poema autêntico é uma aventura (...) Agora o poeta é um turista exilado, que atirou ao mar o seu último Baedeker. Algo assim como  — salve-se quem puder. Como sempre foi". Para mim poesia é make it new, nos mil e um desdobramentos que isso possa ter.

 

 

RL - Tem algum mote?

 

GM - Mote é tudo que move.

 

 

RL - Qual o papel do escritor na sociedade?

 

GM - O papel do escritor é escrever. "Somente renovando a língua, podemos renovar o mundo", Guimarães Rosa. Para mim, a função principal do escritor é permitir que possamos viver não só no presente, mas também no passado e no futuro. O escritor é um transversal, viajante do tempo. Ele tem a possibilidade de manter vivos outros tempos e espaços através da palavra. A arte é capaz de oferecer outros tempos, de levar para outros lugares, libertar de uma vida, de uma realidade, abrir os tempos e as possibilidades. Escrever também tem muito de guardar, registrar realidades ou sonhos. Lembro agora do filme do Truffaut, Farenheit 451, onde todos os livros são queimados e cada pessoa é designada a ler e decorar um livro, para que este não acabe, cada pessoa se torna um livro, para que este não morra. Essa necessidade de perpetuar, de eternizar uma história, é também função do escritor. Acho esse filme uma grande declaração de amor do cinema à literatura, mostrando uma preocupação com os caminhos dos dois, que eu particularmente acho que poderiam estar mais interligados.

 

 

 
 
março, 2007
 
 
 
 
 
 

Gabriela Marcondes. Poeta, música e médica. Publicou VIDEOVERSO (Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2006). Vive no Rio de Janeiro.

 

Mais Gabriela Marcondes em Germina

> Poemas

 

 
 

Rodrigo de Souza Leão (Rio de Janeiro, 1965), jornalista. É autor do livro de poemas Há Flores na Pele, entre outros. Participou da antologia Na Virada do Século — Poesia de Invenção no Brasil (Landy, 2002). Co-editor da Zunái — Revista de Poesia & Debates. Edita os blogues Lowcura e Pesa-Nervos. Mais na Germina.