Notas
 
 
 

 1 O que inclui também o "realismo" programático à la Zola. Essa distinção entre romantismo e realismo jamais deveria ter existido. O ensaísta português António Sérgio chama a geração de Quental e Queirós pura e simplesmente de terceira geração romântica.

 

 2 Atualmente já se reconhece a refinada música produzida por Pound, que mistura aspectos da música medieval e da música moderna de Stravinsky e Antheil, por exemplo. Um ótimo registro recente está na edição Ego Scriptor Cantilenae — The Music of Ezra Pound, um CD organizado por Robert Hughes, com performances da Other Minds Ensemble, entre outros. E deve-se mencionar também o livro de Margaret Fisher, Ezra Pound’s Radio Operas: The BBC Experiments, 1931-1933, e lembrar que Murray Schaffer e Augusto de Campos já haviam chamado atenção para a qualidade da música de Pound.

 

 3 Paris, Librairie Ancienne Honoré Champion.

 

 4 E foi em 1922 que Pound retomou os Cantos, cancelando as antigas formas do monólogo dramático e reescrevendo o poema (ver A Companion to The Cantos of Ezra Pound, de Carroll F. Terrell, p. vii, "Preface").

 

 5 E também Stanislao Lepri, ou Leonor Fini. Mas principalmente Balthus.