O sistema nervoso de um assunto

 

O Senhor Carroll ficava nervoso quando falava sobre um certo assunto. Mas não era problema dele. Era problema do assunto.

 

- É o assunto que está nervoso, não sou eu - dizia. - Querem a prova? - perguntava.

 

E lá provava, então, discursando longa e tranquilamente sobre um outro assunto. Sem o mínimo de alteração cardíaca.

 

- Vêem?

 

 

 

 

 

As dimensões

 

Para o senhor Carroll só a simples ideia de existirem animais minúsculos, como as formigas, num enorme país como a Índia causava-lhe impressão e crescia nele a sensação de uma desproporcionalidade inaceitável.

 

 

 

 

 

O tempo e o espaço

 

O Senhor Carroll estava convencido de que se passava de um dia para o outro como se passava um obstáculo físico: através de um salto.

 

- É inaceitável, parece-me (dizia o senhor Carroll) que não seja necessário fazer nada, bastando apenas esperar para se passar o corpo de um dia para o outro. O tempo é, pelo menos, tão importante como o espaço. Portanto, se para passarmos de um sítio para outro precisamos de nos mexer, para passarmos de um dia para o outro também - era esta a sua ideia.

 

Desta maneira, o senhor Carroll, preparava-se todos os dias para a acção; e, assim, segundos antes da meia-noite, lá estava ele, pronto.

 

Fixando o relógio pelo canto do olho esperava o instante exacto para dar o salto. E dava.

 

Passava, sempre, de um dia para o outro através de um salto.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
(imagens ©lankard |moskovitz)
 
 
 
 

Gonçalo M. Tavares, escritor português, nasceu em 1970, em Luanda, e vive em Lisboa. Em dezembro de 2001, publicou a sua primeira obra. Em cinco anos, publicou romances, poesia, teatro e pequenas ficções. Desde então, recebeu os mais importantes prêmios em Portugal, entre os quais o Prêmio José Saramago 2005 e o Prêmio LER/Millennium BCP - com o romance Jerusalém (Editorial Caminho). Vários dos seus livros deram origem a obras de artistas plásticos, peças de teatro, estudos para ópera, etc. Suas obras são objeto de teses acadêmicas. Estão em curso edições de vários dos seus livros em doze países. No Brasil, tem os romances Jerusalém e Um homem: Klaus Klump, publicados pela Companhia das Letras e os livros da série dos Senhores (pequenos contos) O senhor Brecht, O senhor Calvino, etc., publicados pela editora Casa da Palavra. O seu livro de poesia 1 foi publicado pela Bertrand Brasil. Site oficial: http://www.goncalomtavares.com

 

Leia mais

> Os Senhores de Gonçalo, por Manoel Ricardo de Lima