O Museu da Inconfidência, Ouro Preto, MG, um dos principais da história do Brasil, foi reaberto ao público no dia 22 de agosto de 2006. Com muitas mudanças, após mais de seis meses de trabalho duro. Ao contrário de antes — quando as peças eram dispostas de forma decorativa, reproduzindo ao pé da letra os ambientes do século 18 —, os visitantes encontrarão ambientes temáticos. A coordenação dos trabalhos foi do diretor, escritor e ensaísta mineiro Rui Mourão e do museólogo francês Pierre Catel.

 

O acervo conta com 5 mil trabalhos em exposição permanente. No primeiro andar estarão expostas as peças relacionadas ao contexto histórico que deflagrou a Inconfidência. O segundo andar contará com obras sacras e profanas, destacando a importância da igreja na história artística do país.

 

Outra novidade é o catálogo, que ganhou nova formatação, assim como a disposição da exposição, que privilegia o olhar dos visitantes. As obras literárias e os trabalhos de Aleijadinho terão salas especiais. Os originais das Leis Constitutivas dos Estados Americanos — que pertenceram a Tiradentes — e o sétimo volume dos Autos da Devassa, além de peças da forca que serviu à execução do mártir foram restauradas na sua totalidade, e ocupam um lugar de estaque em novas salas. 

 

Está é a primeira grande reforma física e museológica que o edifício recebe desde a inauguração em 1944, para abrigar os restos mortais dos inconfidentes trazidos da África pelo ex-presidente Getúlio Vargas. [José Aloise Bahia]

 

 

 

Museu da Inconfidência

Praça Tiradentes, 139

Ouro Preto - MG

Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Funcionamento:

de terça a domingo, inclusive feriados, das 12h às 18h

Mais informações

Tel.: 55 (31) 3551-1121