©deborah dornellas

 
 
 
 
 
 
 

EPÍLOGO



Arena. Ext. Tarde. (Plano sequência)



a fera me segura com os dentes e me arrasta

pelo chão de terra

dilacera minha pele

depois me lambe as feridas com sua língua

ora comprida

ora breve


(as feridas ardem úmidas, mas isso não se vê)


a fera me observa e hesita


(Fade out)







(Fade in). Arena. Ext. Fim de tarde



a fera me observa e hesita


exausta quase extinta

levanto a cabeça e busco 

seus olhos


(Contraplano)


a besta me observa e ruge

mas desiste da luta

me abandona e sai de cena

(carrega um espelho no lombo)


[Sobe som: adágio largo pianíssimo]


(Corte seco. Tela preta. Áudio da trilha em fade out)






Arena. Ext. Começo de noite



já não há fera

nem aplausos 

vaias

vivas

trilha sonora

nem flores beijadas 

somente eu me finando inteira

meu sangue secando na areia


(Zoom out com drone. Sem áudio).







SALTO



daqui a dois passos

posso despencar num abismo

e nunca chegar ao fundo

ou

tropeçar e cair no chão árido

das margens do buraco

e me salvar da queda livre

ou

construir uma ponte pênsil

e atravessar a garganta

onde lá embaixo ruge o rio turvo

ou

desenhar um trampolim

pronto para o mergulho

e saltar de olhos fechados

ou

tecer uma teia no vazio

e me enredar nela

para capturar insetos e comê-los inteiros

mortos ou vivos

se estiver com fome

ou

chegar a um espelho d'água

onde enxergue minha imagem refletida

e ela me diga: teu nome é narciso

ou

acorrentar meus tornozelos

a uma pedra imensa

com destreza formidável

então

bater muitas vezes as asas que não tenho

para alçar voo sobre o vale

de onde veria que tudo se move

ou 

perceber simplesmente

que o espaço

é o cumprimento

do tempo







VÉSPERA



Adivinha o tempo

Se erra o palpite

É por poucos minutos


Ninguém percebe essa habilidade

Que ela disfarça

Com seus acessos de tosse

Sua insônia imóvel

Suas unhas pintadas de vermelho vivo

Seus pés de caminho


Nos fins de noite, engole o escuro

E amanhece

Não se oferece ao banquete de Cronos:

É devorada aos poucos, a cada dia

Por um sentido de véspera


Aprendeu a respirar

Na espera







SONHO



tira a roupa e joga no cesto do banheiro

abre os poros e as torneiras

(a quente é a da esquerda)

abre tudo, até o vapor subir e embaçar

o espelho

tempera a água e entra

ocupa com o corpo lasso o espaço exíguo 

cuidando para não pisar no ralo e ser sugada

lava todos os quadrantes

(menos os cabelos, porque já é tarde)


chora no chuveiro vertendo esperas


estanca a água 

sai do box anfíbia

seca-se com uma toalha áspera

o corpo e o rosto 

no quarto, apaga as luzes

e se senta na cama

réptil

deita-se de lado, sinuosa

fecha olhos e ouvidos

adormece transpirando as horas

sonha com a via láctea


manhã seguinte, acorda

humana

ossos recompostos

pele apaziguada

levanta, pisa no assoalho

um pé

depois o outro

os dois, devagar

sentem as estrelas no chão móvel


é bom poder andar descalça







MOVEDIÇA



entre as palavras que penso e as que escrevo

há um sulco profundo

pântano movediço escuro úmido

sentido insuficiente inexato

abismo semântico

um ontem que não se atualiza

neste hoje fugidio

amanhã que se antecipa

no segundo que agora se vai


palavra que emito é corda roída

infância desencontrada

carne adulta moída

juventude postergada

tiras de pele em camadas

verbo nu que flutua

entre o não ser e o ser nada






GRITO



Pactua o insilêncio

E que o sentido nasça da

Fricção das tuas palavras


Deixa verter o verbo

Fagulha no rastilho

Que incendeia a mata seca


Grita alto

Mais alto

Mais ainda

Para que te ouçam longe

Além das águas, das cercas, prédios

Montanhas, árvores

Décadas


Se te calas

Perdes a trilha

Porque os pássaros já comeram

As migalhas de pão

Que te marcaram

O caminho da vinda







CIDADE



O cego

esconde os olhos


O surdo 

os ouvidos 


O mudo 

gesticula no vácuo 


O invisível 

atravessa a avenida 


O lúcido 

escolhe a loucura 


O louco 

sobrevive a ela 


O desvalido 

atira-se da ponte


O otimista

caminha nela 


O jovem

esquece o tempo


O velho 

fala aos passantes


O apressado 

detesta domingo


O sem pressa 

prefere cinema 


O rico 

arrota mais vezes 


O faminto 

cata migalhas do chão

e as come 

para matar pedaços

de fome 







CAMINHO



estão me faltando pedaços

é o efeito do tempo

frágeis alegrias já não me sustentam

coisas úteis

se fugazes

se desprendem e caem do fio das certezas

piso nelas e me machuco

mas meus pés criam casca







ECOS



uma música íntima

informa o ar

aroma de ecos

reflexos de mar

certeza de eras

dúvidas

pesar

visito o tempo

no leme de um barco

mas não sei navegar







FLAGRANTE



todo mundo pode ser pego

basta um segundo uma sombra um enredo

basta um bocado de acaso

ou de medo

todo mundo pode ser pego

com os poros abertos

os membros eretos

os sonhos rasgados em lençóis incertos

todo mundo pode ser pego

saindo com as calças na mão

os olhos mais úmidos que o coração







CORPO



o sopro 

do corpo

no pulso 

do peito

o corpo 

do sopro

no peito 

do pulso

o pulso 

do sopro

no peito 

do corpo 

o corpo 

do pulso

no sopro

do peito


o pulso do pulso

o peito do peito

o sopro do sopro

só pro corpo







NOSSA



carne

se crua

ou tua

ou minha

carne nua

se nossa

que possa

ser carne

debaixo 

da pele

vibrando 

vibrando



março, 2022



Deborah Dornellas é escritora, jornalista e aprendiz de artista plástica. Mestra em História (UnB) e pós-graduada em Formação de Escritores (ISE Vera Cruz). Em 2012, publicou Triz (In House), reunião de poemas. Desde 2013, integra o Coletivo Literário Martelinho de Ouro, de São Paulo. Foi finalista duas vezes do Prêmio OFF FLIP (2015 poesia – 5º lugar; 2016, conto) e uma vez do Prêmio Sesc-DF de Contos Machado de Assis (2016). Por cima do mar (Patuá, 2018), seu romance de estreia, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2019 e venceu o Prêmio Literário Casa de las Américas 2019, na categoria "Literatura Brasileira".


Mais Deborah Dornellas na Germina

> Trechos do romance Por cima do mar
 

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