Quando estamos cansados, procuramos no quarto o descanso. Contra os pesadelos do cotidiano, vamos ao encontro do sonho no quarto. O quarto é, portanto, a moradia do aconchego, do amor, do prazer e da revitalização. É no quarto que nascemos. E renascemos todos os dias. No entanto, para a escritora Carolina Maria de Jesus, negra e favelada, o quarto é o lixo, é a fome, é a violência que batem diariamente à sua porta e que ela registrou com incrível realismo no livro Quarto de Despejo, Diário de uma Favelada. Livro para ler no quarto. Leitura transformadora, que se transformou em best seller traduzido para 13 línguas.

Escrito na linguagem do dia a dia, sem concordância nominal ou verbal, na concordância do pobre, na concordância dos que passam fome, dos que precisam catar papel na rua para garantir pelo menos uma refeição a cada dia, o diário de Carolina Maria de Jesus cobre 4 anos e meio de sua luta cotidiana por comida, para sustentar sozinha seus três filhos em um quarto na Favela do Canindé, à beira do rio Tietê, entre 1955 e 1960. Ironicamente, a Favela do Canindé, lar de pobres marginalizados por uma egoísta  sociedade capitalista, foi destruída e despejou dali seus sofridos moradores, para dar lugar  à construção de uma avenida na cidade de São Paulo batizada com o nome de… Marginal.

Ao ser designado pelo jornal "Folha da Noite" para escrever uma reportagem sobre a favela do Canindé, que se expandia rapidamente, o jornalista Audálio Dantas conheceu uma moradora que gostava de ler e de escrever. Assim, ele entrou em contato com Maria Carolina de Jesus e leu páginas do diário no qual ela registrava o duro dia a dia dos moradores da favela.

O texto estabelece diálogos com as letras dos raps dos Racionais Mc's. A escrita de Carolina é parte de um processo de arte-raiz, na qual a artista cria com a alma. Nesse sentido, Carolina Maria de Jesus se aproxima de grandes gênios que criaram com o instinto com o qual nasceram, como Cartola, Pixinguinha ou Louis Armstrong. Não por coincidência, todos pretos e pobres. A arte não acadêmica é uma aula para acadêmicos. Quarto de Despejo (ao lado de Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais Mc's) é leitura obrigatória no vestibular da UNICAMP. Não podemos ser despejados deste atual e revolucionário quarto.


__________________

O livro: Carolina Maria de Jesus. Quarto de despejo, diário de uma favelada.
São Paulo: Ática, 2014, 10ª edição, 200 págs., RS$ 52,90
Clique aqui para comprar.
__________________


 

 

 

dezembro, 2021