©angeles balaguer
 

 

 

 
 

 

 

 

*

 

 

Há uma distância incomensurável entre o que vejo e o que

sinto. É como transitar por uma película de irrealidades for-

jadas por outras consciências. Atravesso ruas, rios e paredes

como quem atravessa o tempo. Por vezes, ouço uma canção

e, por ímpeto, mergulho na imagem que ela canta para me

apropriar da consciência de quem a escreveu. Ouso afirmar

que eu salto para a morte em cada um desses atravessamen-

tos. Mas essa não é a morte feita para a consciência do outro.

É sim, a morte de nascer para dentro. Talvez o devaneio mítico

na busca de outra margem. Não a margem da realidade onde

o espaço, o tempo e as profundidades são moldados à luz dos

sentidos. Sim, outra margem — um arado feito para o cultivo

de imagens imperecíveis.

Aqui, nesse tudo de fora, é preciso transver as paisagens e,

na escrita etérea da ideia, torná-las inapagáveis diante do fe-

necimento corpóreo — da impossibilidade material da presença

— do imponderável silêncio.

 

 

 

 

 

 

*

 

 

erigir do tempo

pretérito leito

adoecer de lembrar

quedar-se em silêncio

de surda ausência

velar no céu da boca

estrelas mortas

de negar auroras

 

 

 

 

 

 

*

 

 

o tempo fala ao teu ouvido

palavra-precipício

rasga teu pensamento ao meio

abre fina fenda

funda — escura

tira-te o fôlego

faz tua boca escassa de voz

podes ouvir os passos das palavras em fuga

o ranger de seus ossos ferindo o deserto do teu peito

é tudo tão silêncio em teu chão

e tu não sabes que o poema morreu

 

 

 

 

 

 

*

 

 

o pensamento não completa o voo no corte das asas

no calar do nome a palavra vagueia esparsa

esmaece névoa-memória

sem nome tudo se esvai

no traço perdido

do não dito

esquecer é silenciar o ser

 

 

 

 

 

 

*

 

 

essa humana estranheza de que tudo se faz e refaz na

memória

— vive — pulsa

na transtemporal existência

em que o tempo é mera percepção mental — flutuante

em que o espaço é subjetivamente demarcado

 

 

 

 

 

*

 

 

ao esquecimento

o tempo não resiste

a memória guarda o presente

na mesma tessitura do passado

reter o presente

dele ter imediata consciência

uma impossibilidade humana

viver é um tudo de lembrança e espera

 

 

 

 

 

 

*

 

 

o sono fia um interlúdio no espaço-tempo

no sonho — o salto para outra margem

chão insular

ancho de memória

na pausa da gravitação

habitar esse chão

decifrar sua topografia

 

 

 

 

 

 

*

 

 

no exato quando do entreato

o tempo nos toma de assalto

parte-nos ao meio

aloca-nos fronteiriços

imersos no espanto

olhos no passado

olhos no futuro

o presente carregado de impossibilidades

 

 

 

 

 

 

*

 

 

no rito infindo das estações

o tempo faz seu casulo

na rocha

consagra a sina de guardar

no silêncio

a contrafação de suas faces

 

 

 

 

 

 

*

 

 

tu que habitas essa ilha de memória

margeando passado

nessa terra de parto

vida

e

morte

olha

procura por debaixo das coisas miúdas

os sentidos partidos ao meio pelo tempo

recusa a morte

corrente-leito-de-espera

do rio que já não é

aceita as manhãs

do rio que será

o agora não é chegada

é partida

 

 

[Poemas do livro A liturgia do tempo e outros silêncios. Patuá, 2019]

 

                  

 

 

 

 

 

 

 

 


Wanda Monteiro, advogada, escritora, uma amazônida nascida à margem esquerda do rio Amazonas, em Alenquer, Pará, Brasil. Colabora com vários projetos de incentivo à leitura de seu país, seus textos poéticos são publicados em importantes revistas literárias — impressas e digitais — veiculadas em várias regiões do pais, como Mallamargem, Revista Gueto, Acrobata, Diversos &Afins, Relevo, Lavoura, Zona da Palavra, Vício Velho, Ruídos, LiteraturaBr, Literatura & Fechadura, DesEnredos, InComunidade (Lisboa). Tem seus poemas publicados nas antologias Senhoras Obscenas; Proyecto Sur Brasil, Sarau da Paulista; Mulherio das Letras/Lisboa e na primeira e histórica publicação impressa da Revista Gueto, Edição impressa N. 1. Obras publicadas: O beijo da chuva (Amazônia, 2008), Anverso (Amazônia, 2011), Duas mulheres entardecendo (Tempo, 2015, em parceria com a escritora Maria Helena Latinni), Aquatempo (Literacidade, 2016), A liturgia do tempo e outros silêncios (Patuá, 2019).