Em meio aos confusos vetores que vigoram em nossa contemporaneidade, a poesia, essa resistente, como Proteu, metamorfoseia-se em variadas formas mal a "tangenciamos" criticamente. Nesse contexto, cuja vastidão formal muito deve ao que se convencionou chamar Modernismo e as vanguardas em seu entorno, o poeta se vê diante de um vasto horizonte estético, que engloba também o peso de uma tradição mais remota, mas ainda influente e viva pela força artística dos grandes mestres do passado (e não vai aqui alguma referência a Mário de Andrade e sua famosa invectiva contra os parnasianos).

Embora não se possa teorizar em termos definitivos quanto a uma tendência geral, é possível dizer, em termos genéricos, que no gosto dos escritores contemporâneos observa-se a predominância das correntes mais recentes, canonizadas sob a nomenclatura de segunda geração do Modernismo (no que esta tem de característico e é sintetizada em qualquer livro didático), e também, volta e meia, o "não verso" concreto; para além das influências é comum uma tendência ao "não discursivo" e fragmentário, o apelo ao imagético e ao sensitivo, também à livre associação do signo linguístico, sobrepondo-se ao linear, à comunicação, a um tema que vai se construindo de forma lógica.  Preza-se a brevidade do verso sintético; e a rima, nessa literatura contemporânea, tem a constância de um ano bissexto.

Tendo tais dados em mente, torna-se ainda mais interessante a leitura de Desdizer, recente junta de poemas que perfazem grande parte da carreira literária do poeta e crítico Antônio Carlos Secchin, incluindo ainda exemplares inéditos de sua eclética poesia.

É uma oportunidade única de correr os olhos sobre versos que contam uma trajetória, não de vida propriamente, mas estética de um autor e sua mundivisão; um autor que percorreu longo caminho, testemunhando em searas diversas as formas que a poesia logrou assumir, refletindo como crítico e versejando como poeta que é, resultando desse conúbio de prática rigorosa sua canonização na academia nacional.

Possivelmente tal experiência e a palavra "academia" possam levantar algumas objeções em certos leitores a quem o classificativo conta mais que a performance (e com mais razão nessa época de autores midiáticos, que mais chamam atenção pelo seu perfil que pelo "produto da musa"); se o leitor cede a tal esnobismo, certamente estará se privando de uma verve vigorosa, de uma condução lírica segura e, sobretudo, de uma maestria no manejo da forma cujo fruto mais evidente é a fluência que caracteriza os versos.

Tal fruto só é alcançado quando o poeta leva a termo uma complexa equação envolvendo elementos tais como a experiência técnica ampla e um constante manuseio do seu instrumento de trabalho:

 

"Um poema que desaparecesse

à medida que fosse nascendo,

e que dele nada então restasse

senão o silêncio de estar não sendo.

 

Que nele apenas ecoasse

o som do vazio mais pleno.

E depois que tudo matasse

morresse do próprio veneno"

 

A resultante dessa equação é uma fluência natural que não comporta versos truncados, ainda que sob a "tirania da rima" de que nos fala Proust; o poema provoca então no leitor, mesmo o circunstancial, uma agradável sensação de naturalidade, como se tudo ocorresse como deveria, como se o poema fosse preexistente, existindo desde sempre, cabendo ao poeta apenas registrá-lo no papel.

Ótimo exemplo é o singelo e perfeito "O galo gago":

 

"Foi tanta zoeira

que a Noite tapou o ouvido:

'Quero dormir sem demora,

desse jeito eu não consigo.

Para que possa chegar o Sol,

e o escuro ir para o ralo,

não adianta galinha nem bem-te-vi,

eu preciso da voz de um galo'.

 

Disse uma antiga coruja

dirigindo-se a todo o bando:

'Ou ele começa a cantar

ou acaba em fogo brando.

Parece que um bom susto

Termina com a gagueira.

Quando ele encarar a panela

vai cantar a vida inteira'.

 

'Não estou de acordo',

protestou o bicho da goiaba.

'Se ele canta o dia todo,

aí é o dia que não acaba!

E pra que assustar o galo?

Vamos chamá-lo mais tarde.

Quem sabe com nosso aplauso

ele vira um cantor de verdade?' (...)

 

Tal fluência, que coordena a expressão e o conteúdo, só é encontrada em tal configuração nos grandes da literatura. É notório que essa característica se incorpore igualmente numa forma mais livre, como no exemplo acima, e em outra mais tradicional, como o soneto:

 

"Há trinta anos eu intento em vão

compor o que será uma obra-prima.

Exausta do exercício, minha mão

não avança e tampouco sai de cima"

 

A esse respeito, cabe observar que Secchin é cultor de variadas formas, ora versificando numa métrica regular, ora num verso livre que, contudo, resguarda seu gosto pela expressão concentrada e lacônica; por vezes, ecos distantes de grandes influências ressoam em tais versos, como nos dísticos que se seguem, que em compositura nos lembram aspectos da construção cabralina:

 

"Finalmente comprará sua mansão.

Será engolida pela fome de um tufão.

 

Viverá uma intensa fantasia,

desfeita a meia hora do meio-dia.

 

Encontrará o amor de sua vida:

inerte, num esquife de partida (...)"

 

Mas Secchin projeta sempre com segurança sua voz; é a serenidade de quem contempla o caminho já trilhado e, sem escrúpulos inférteis, reconhece ser herdeiro de nossa vasta tradição poética:

 

"Disseram que voltei muito mecanizado,

com ritmo concreto, muita rima rica,

que não tolero nada que não seja aquilo

que seja exatamente o que o Bilac dita.

 

Disseram que com a forma estou bem preocupado,

e corre por aí, com a maior certeza,

que muito pouco vale tanta velharia

de alguém que ainda pensa em produzir beleza (..)"

 

A respeito dessa voz autoral vale frisar, além das características já apontadas, outras mais que lhe dizem respeito e que a formatação do livro ressaltam de forma curiosa: Desdizer reúne, como já dito, diferentes obras da trajetória do poeta, mas o faz não de forma cronológica ascendente — como é de praxe — mas sim descendente: vai-se do livro mais recente ao mais remoto (embora alguns coincidam eventualmente no período de composição). Configurada como está, a obra de certa forma desarma o leitor da leitura que se orienta pela linearidade evolutiva; contempla-se os diferentes rumos poéticos de Secchin num plano que tange mais à simultaneidade que à sucessividade.

Mas retomando o tópico das características mencionadas, observa-se nos livros mais recentes uma tendência mais cerebral na construção poética, um intenção mais predominantemente comunicativa que, nos livros mais remotos, é substituída por uma entrega ao signo poético e a sua "dança" no verso (isto é, a metáfora e também, por vezes, a metáfora da metáfora), sem que a ênfase recaia sobre aquela preocupação/intenção acima mencionada.

 

"Gume da gaiola,

ave do visível,

o ar dispara

a retórica do vento.

Ensina o excessivo à vogal da ventania.

Enxágua o suor dos muros

nos varais do meio-dia"

 

Limitando o enfoque apenas no tópico verso já se tem pauta para um vasto horizonte de recursos que engloba ousadas alternâncias de métrica em formatos consagrados; rimas igualmente ousadas, tonais ou não, com um quê de ironia; assonâncias e aliterações calculadas; paralelismos expressivos nas estrofes, entre outros. Mas sua produção não é circunscrita ao trabalho poético: além do depoimento em prosa presente no final do livro (espécie de suma analítica de sua trajetória), o volume engloba aforismos de uma riqueza fascinante, a contemplar o fazer literário e seus revezes:

 

"11. Há poetas quase afônicos; de tanto espremerem para expressar alguma coisa, acabam exprimindo coisa alguma".

 

Mas também a existência e seus enigmas:

 

"16. Como quase diz o ditado, promessas são dúvidas".

 

Conteúdo

 

 

Uma análise livro a livro dos que compõem o volume foge ao propósito deste texto, pois que não lograria esgotar a diversidade temática do poeta. Todavia, observa-se obsessões temáticas que volta e meia aparecem, sempre com uma perspectiva renovada.

A poesia de Secchin escrutina a existência através do intimismo do indivíduo. Sua relação com a realidade é o tonal dominante, o que vem a ser o oposto da poesia social (embora este elemento não seja obliterado dos poemas, mas alcançado por uma via alternativa).

Nessa poesia, eventualmente o tempo, em sua materialidade e na percepção que o indivíduo tem dele, se faz presente:

 

"Desmoronam promessas e misérias

pedaços da palavra e da memória (...)

Do muito que sonhamos talvez sobre

o sopro de uma aurora que nos leva

além da nossa dor, mas não descobre

a flor que pulsa e arde em torno à treva"

 

Eis aqui o acerto de contas que cada um de nós há de fazer com o vivido. Ao fim e ao cabo, haveremos de ser sempre ruínas do que fôramos? Temos aqui uma abordagem simples e universal, mas em outros acordes o mesmo tema — o tempo — ganha modulações mais requintadas:

 

"Desmoronam promessas e misérias,

pedaços da palavra e da memória,

e o sol da força bruta da matéria

escorre para o ralo como escória.

Os ratos banqueteiam toda a história,

e avançam contra os cacos do presente,

seus dentes decompondo em pó a glória

de um futuro podado na semente (...)

 

O tempo enquanto simultaneidade estarrece o indivíduo; sua percepção incomum aqui só nos deixa concluir que o tempo e seu enigma são inapreensíveis em sua totalidade, e no fim, não resta "ninguém para habitá-lo". O tempo é essa impermanência, assim as expectativas após os anos hão de ser frustradas (o poema "Feliz ano novo") e, aprendida a lição, por que os homens não haveriam de banalizar o "transe final" (o poema "Disk-morte")? A "indesejada das gentes" também marca sua presença nesses poemas de um humor negro tão singular.

Mas o próprio fazer poético, o poeta e o que gira em torno de ambos (a "tertúlia" crítica e seus "sestros") são o tema mais constante da obra. Com um olhar, sobretudo mordaz, e igualmente analítico, Secchin devassa os labirintos do fenômeno poético, debochando dos "entendidos" ("Poema promíscuo", "Colóquio"), da "solenidade" superficial ("Soneto profundo", "Quase soneto aposentado"), relendo os clássicos de maneira criativa e reverente, mas também crítica ("É ele!", "Cisne", "Noite na taverna", "Trio", "A João Cabral", "A Fernando Pessoa") e, por fim, refletindo sobre a própria poesia e suas veredas ("Cinco", "Um poeta", "Arte", "Biografia").

É também nesse tópico que Secchin revela toda sua tenacidade de escritor/crítico literário, longe de didatismos ou da "poesia de crítico"; como um andarilho de longa data simplesmente, vai recompondo os trechos por onde passou, abarcando-os todos em si, serenamente, mas recusando o papel do velho sábio que findou sua jornada:

 

"Ressoa na minha gaveta

um comício de versos reles.

Em coro parecem dizer:

Não somos Cecília Meireles.

 

O desavisado leitor

não espere muito de mim.

O máximo, que mal consigo,

é chegar a Antonio Secchin"

 

Humildemente sabe que a poesia, esse horizonte infindo, costuma castigar os pretenciosos, e que mais ganha quem sabe não existir Perseu que dome o Pégaso selvagem. Se a voz do poeta assim consciente não é nem jamais será o canto absoluto a enfeitiçar feras ou vegetações e pedras, nem conduz almas perdidas de volta à luz, é ainda sim um canto embelezado por quem, cônscio de sua pequenez, dela fez o impulso de uma busca incessante que, paradoxalmente, leva à maestria:

 

"Sei apenas que escrever

nunca me apontou saída.

Mas ainda assim é nisso

que apostei a minha vida"

 

_________________________________________

 

O livro: Antonio Carlos Secchin. Desdizer.

Rio de Janeiro: Topbooks, 2017, 211 págs.

Clique aqui para comprar.

_________________________________________

 

 

junho, 2019

 

 

Clayton de Souza é escritor, autor dos livros Contos Juvenistas (Patuá, 2013) e Versos de Imprecação Contra o Mundo (Penalux, 2018) em colaboração com o poeta Wítalo Lopes Moreira. Colaborador do Jornal Rascunho. Reside em São Paulo.

 

Mais Clayton de Souza na Germina

> Contos

> Na Berlinda (Poemas)