Hoje, ao final de mais um ano forense, digo: este foi um ano terrível. Como filha da pátria senti-me, como ainda me sinto, um joguete entre pais à beira de um divórcio.

Como advogada, o ano não foi menos complicado, ao contrário, entro em recesso com pendências sérias que, talvez, não sejam resolvidas até o final de 2020.

Termino esse tempo exausta e, nessa condição, com minha criatividade bastante comprometida.

Pedi ajuda sobre o que escrever na coluna:

— Marizoca, você que adora cinema, já assistiu História de um Casamento? Não havia assistido porque A Separação, melhor filme, disparado, que trata desse tema, entre outros temas igualmente importantes, ainda continua entranhado por aqui.

Mas, vamos lá, assistir a outro filme que, torço, me faça vibrar novamente.

É um bom filme, com excelentes atuações e, de certa maneira, engraçado e comovente. E, sem novidade alguma, doloroso a maior parte do tempo.

Tanto um quanto outro filme, descontadas as diferenças culturais, tratam do difícil processo de separação, da complexidade dos relacionamentos humanos, e sem medo de errar, que tanto se assemelham ao que presenciamos na rotina dos nossos escritórios de advocacia.

Uma coisa, no entanto, é certa, independentemente da legislação, do país ou das diferenças, ao advogado familiarista cabe respeitar esse momento difícil, tortuoso, de seu cliente. Deve ter ouvidos para escutar muito e sensatez, não para promover um pedido de divórcio, uma partilha de bens, mas para entender o momento exato de fazê-lo ou se deve fazê-lo.

Creiam, por trás de cada intenção, existe uma história, muitas vezes submersa em águas profundas. Trazê-la à superfície é essencial para compreender-se o conflito e tentar dirimi-lo sem grandes traumas.

A todos os amigos, desejo um bom 2020.

Sobretudo, desejo que coloquemos em favor uns dos outros, a nossa disposição em compreender.

Abusemos de nossa sensibilidade, esse é um excelente caminho.

 

 

_________________________

 

Ficha técnica: História de um Casamento:

Título: Marriage Story (Original)

Ano: 2019

Direção: Noah Baumbach

Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Laura Dern

País de Origem: EUA

Produção: Netflix

_________________________

                                                                             

 

dezembro, 2019

 

 

Mariza Lourenço é advogada e coeditora da Germina.