Os frutos da alma (Magnificat)

 

 

 

Para C. Cabral, T. M. Horta, Erick e Nathália.

Às irmãs W. Roig.

 

 

"Esta é a minha intenção agora. Tentar colher do vivido um fruto que alimente a compreensão da existência no mundo. Se este fruto existe ou é apenas uma fantasia já não importa mais, agora que já pus as mãos na massa. Na massa propriamente não, mas pelo menos, na ferramenta. O que seria então essa massa?".

Rogério Duarte (1939-2016)

 

 

 

I

 

 

Sob a árvore como combustão do exaurires-te, ressonas.

É meio-dia. Teu amaranto se enrama

ao módulo-fósforo do corpo desta adoração

metaviva, sumo

de despojos ao primor

do humo do éter, casca

do fruto extático que te receberá

à víscera de tua semente. Embevecido oráculo: o seres

em que te somes

ao Mim em teu amálgama.

Nem ao menos sonho algum: a memória, alma

sem desassombro ou tempo. E não que os frutos

ficassem sempre armazenados

no corpo, prontos para uma acessibilidade

de resgate. Era mais bem uma concepção

uma anterrenúncia, as letras em gomos novilíricos

de todas as polpas gnósticas. E tua luz

pontual

ao pareceres

deslizar

sob as danças de teu escopo, e sob um molde

de rosto

ao preparares-te

da alma os músculos

para as frutificações.

 

 

 

II

 

 

Ah fossem os despojos deste ímã

eles mesmos, alvo dos olhos

do fruto e dos dentes que eles em si mesmos, irrestritos

almejavam ter! sobre a carne de tua aventura.

O dispensário de espelhos, afeito ao rastro

deste longo

corredor

entre os teus olhos (quandos

em núpcias e formas líquidas são contraforjados)

para exibir donde antes diferentes as inflexões

do teu rosto-durante, resíduo como que peninsular

de teus recessos de adaptação aos frutos.

Assim, logo as tuas mãos, geralmente

os primeiros órgãos a receberem

os comandos

da vontade, logo as tuas mãos

podiam melhor moldar o tamanho

de uma própria pálpebra

no antro da casca, e os dedos

puxando os cílios podiam aumentá-los

ou curvá-los, conforme a ondulaçao

de olhar que te pretendesses.

Do teu ritmo-magma de formatos

irrigava

a noite em jactos

de paz sôfrega e úmido

adormecimento

no dia dos vagidos intra-

-uterinos (lodo

entre as flores teus sentidos)

ao passo em que quandos, e à mesma

noite, e não menos

florestais

em dias te devolviam, imane corpo

gestativo

às cláusulas das moradas eletivas. Teu amaranto:

ramo enluarado de flores

totais.

Encanto vegetal dos numes de cores

sobre teus cabelos caídos, rútilos

ao tornassol do ocidente. Ouro negro cainã.

 

 

 

III

 

 

À luz os movimentos de salto e voo

frente ao dispensário de escolhos. À luz

os frêmitos

dos narcisos, dos lírios e nardos

e sobretudo a rosa, tímpano

de veludo, a primadona

entre as pálpebras semicerradas. A rosa rubi

a rosa-estrela botonuda de teus dedos

içados

às raízes do vórtice de clorofila, árvore

de teus frutos almados-cristais

de espinho que sob o ocidente jalne ressaltam

aqueles teus cílios

desadormecidos

ao repercutirem a visão dos frutos:

âmago ou o teu espaço? Olhos

ao repercutirem a visão dos frutos:

sob o título de "Sobremaneira"

a máquina das tuas flores funcionava.

"Agora a reviravolta": assim teu recital de aspas.

Desde o átimo, no entanto, dos frutos

teu corpo, mero rosto

reincidente

se continuava: anuência

e desfiladeiros. Onde ficavas

quando outro encontro

dentro de um fruto se realizava? Onde

abrigavas

tuas mãos feridas?

 

 

 

IV

 

 

As cores ao crepúsculo dormitam:

anoitece ou amanhecia. Tua cor a dissonância

dos frutos nas sementes jogadas, no cultivo tóxico

de seus espíritos suculentos. Há um pronunciamento:

tua voz cantando

dos silêncios

aos silêncios.

As cores emanam

desse lugar aceso

e agora o silêncio expectativo? Expectativa?

Adentrando-te: ausência

de som. Os ouvidos

cegos e mudos

em imagem vibram: teu acalanto, o céu

cor de vinho

a grama laranja e a abóboda

transluminosa

do dispensário das cores

fora dos lugares. Teu ímpeto a voz

fustiga. Há um

pronunciamento:

mordedouros de dragões.

Cítaras e punhais. Liras amarelas.

A vina.

 

 

 

V

 

 

Ninguém soube ao Mim

(nem ao porquê)

dum novo fruto surgir, do dia.

O anúncio imparcial

e os luares

dando ao contato da pele o não fazeres-te

semelhança: tua maré (ao menos

de algum sonho) em células

maleáveis de mar

pulsa sobre o tronco de teus veios:

seiva. Os cílios adquirem a curvatura máxima

da naturalidade

para uma extensão de crina ao vento. Teu rosto-

-protagonista fala como ao relance

duma primeira pessoa (a transição ao Mim

como realidade

dramática entre outras). Os frutos:

a paixão dos frutos. A lua um quarto

ou já bem minguante, e de repente

uma outra lua ao lado. Estás crescendo.

A luz de um sonho

incide

sobre os olhos do teu fruto ao vento: a memória

existe, afinal, o inexplicável apego

do tempo. Ao Mim espias

lá para dentro. O interior

tem tentativas em luzes

e ao fundo, o aviso de lâmpadas

amortizadas

pelo calibre de um sol mântico

junto ao Mim, entre os teus olhos, ao coração

da árvore multicor. Tua voz reajusta

esta revisão. Vês luzes, mas dizes:

luz.

 

 

 

VI

 

 

Metais reiterados os frutos

de densidade comparada (em sônico

estacato) com o vento, moradores

quando esparzem teu corpo

(átomo entre os elementos)

entre as escarpas

de falácias reiteradas sobre o teu vestígio. É ao

Mim que o tempo de compartilhamento do corpo

foi ao longo do rastro

do encanto fazendo perpassares

entre os frutos coisas

como jugo e irmãos, embora

a árvore faça a questão de se eles serão

como as estrelas (no dispensário

de espelhos tentar não afastá-los

de uma ambiguidade de fruto — ou pelo menos não

propor características

que não partam de tuas ações concretas). Existem

desavenças graves entre alguns relógios. Em diversos

pontos

do centro

dorme entre os ponteiros, no dispensário de vozes

teu corpo de planeta, a magna terra, a mãe dos frutos

reagindo à sombra

desta máscara de árvore. Tuas mãos ao sol

praticas: ramalhos. Examinas

tua aparência. Antes de começar

a se vestir, entreter e trabalhar

na remodelagem de um fruto, espera-te ao Mim

o corpo frente à árvore. Teu amaranto:

o encontro. E ainda ao Mim a árvore

ajuda-te a desenhar em ti o desejo

de que o Rosto voltasse logo, ao rastro

de um dos cantos da hora.

 

 

 

VII

 

 

Quando aportaste ao sonho, novo morador (teu

rosto incandescido, boreal) causou-te

um grande espanto: o paradeiro dos frutos.

"Ainda estão verdes"

disseste. E ao espontâneo

recém-chegado com que te preenchias

nos quandos do ramalhedo em entrechoque, diligentemente

os frutos maduravam. O eco

que revidarias: teu fruto

pela primeira vez. Outrem:

ruído de teus passos à fagulha

das folhas pisadas.

Amor e solidão.

Clarão

de fogo úmido: a espera. Era o fruto não

admitindo modalidade de futuro

sem ti, e por esta via

qualquer busca, qualquer

tipo de escape adquiria

em ti, mais do que nos doutos

protorrostos (quandos inscritos

pelo teu corpo de raízes)

atenção acentuada de teus limites, alma

ainda projeto de desenvolvimento-sonho

de um quem-eu-sou que adensa

o desempenhares-te: talvez antes

de todos, gradualmente perecível

a contingências mais e mais reconhecidas, eras

o lume

e a melancolia. A voz

e a boa aventura.

 

 

 

VIII

 

 

É nos veios mais proteicos da árvore

onde acontecem as transmutações

de uns frutos em outrem: teu coração. O amar

da árvore: seus habitantes maturando

(vertendo-te)

em seiva incontinente. Diminutos, teus

râmulos que para além da música

do vento, te espraiam

ao gosto das adaptações de teu sabor

à carne dos frutos: à árvore toca

o processar-te ao corpo

que te detém

esporadicamente. Esse é um trunfo

que a árvore tem: o de não ser

abandonada. Os frutos

te entornam para bebê-la. E a amam

à tua maneira.

 

 

 

IX

 

 

O sol é da luz a nata árvore:

a árvore é da luz o grande ovo.

As mutações de seus moradores

estão na natureza:

estão aqui. E os frutos?

Desfrutáveis

e com sementes-quandos? Tua voz ao Mim

parece

distender-te

o alcance deste primeiro salto

(os campos prolongados para a colheita). És pouco

mais que o meio-dia. Teu acalanto:

pessoas. A árvore nasce

em teu torno ao Mim.

Moves tuas pálpebras: clarão

irradiando

à paisagem do azul celeste lá para dentro.

Repassando rente (o céu)

traspassado por nomes comuns:

pensamento, fotografia

os rumores de outrem

dando nos frutos (à luz opaca

da casca-pessoa)

o primeiro

drapejo

de propriedade

naqueles fachos de nomes de coisas.

Chamam-te

pelos teus nomes. Tu estavas (sendo)

o Rosto, com tuas mãos

inquietas aos comandos da vontade. Tu estavas

(sendo) o fruto. Há um pronunciamento:

tua voz

ouvindo

em silêncio. Dentro

de tudo.

 

 

 

X

 

 

Prata verteu

ao silente nódulo de ruído

em que te aninhavas. Dentes perfuram

(ao ecoar desta palavra)

o fruto: o ouro. A festa das fomes. Ode

ou tauromaquia.

As cores em signos

sumidas: adensados

amarelos mergulham no crepúsculo de cobre

e carne. Teu amaranto odora: abdução

ao Mim de teu consumo em cântico. Já não és

mais. O corpo inerte acorda

e reconfigura em átimo a tua imagem, os olhos abertos

sob a árvore repercutida. Com as mãos ainda

te remodelas um novo assomo: e a vida dos frutos

sobre a tua margem

esplende outrem.

 

 

 

 

[imagens ©ines kozic]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

&. Migracielo é autor dos romances Novo corpo amoroso (Outr&m Editorial, 2014) e Sveglia (7Letras, 2010). Possui título de Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduação em Geografías literárias de América Latina pela Universidade de Barcelona. Publicou o artigo "Prolegômenos autopluriconstelares sugeridos para uma noção e uso de morfônimos como progressão poética do ser-pessoas desde a realidade obrigatória" no livro Pó.Boi.Pedra: Percografias (Edital PROEXT/Artes-UFBA, 2015). É pesquisador do acervo literário de Walter Smetak.