DER RING (O CÍRCULO/O ANEL): foi um coletivo de arquitetos alemães que fundaram a associação DER RING, por volta de 1923/24, na cidade de Berlim. O objetivo principal foi fomentar o MODERNISMO na Alemanha. Por razões políticas (Nazismo) e restrições econômicas causadas pela Grande Depressão de 1929, a associação perdeu força e se dissolveu em 1933. De acordo com historiadores de arte, as primeiras reuniões aconteceram em 1923/24, organizadas pelos arquitetos Mies Van der Rohe e Hugo Häring. A substituição do arquiteto chefe de Berlim (que tinha um projeto antimodernista), em 1925, aumentou o número de pedidos de projetos para o coletivo. Inicialmente DER RING era composto por 10 arquitetos e conhecido por ANEL DOS DEZ (daí vem à origem do nome DER RING, que mais tarde expandiu para 27 membros), e tinha como projeto desenvolver uma arquitetura da nova era científica e planejamento na construção de conjuntos habitacionais em larga escala para bairros mais populares: blocos de apartamentos de cinco ou seis andares, com janelas largas para receber luz natural, integrando os espaços verdes e abertos. Artista e obra: Bruno Taut e Martin Wagner (abaixo).

 

 

 

DER RING (O CÍRCULO/O ANEL): imagem do "Conjunto Habitacional da Ferradura" (Hufeisensiedlung),

de autoria dos alemães Bruno Taut e Martin Wagner, Berlim 1926-31.

 

 

 

ELEMENTARISMO: uma variação e segunda fase do DEL STIJL, influenciado pela concepção elementarista (daí o a origem de seu nome), preconizada pelo construtivista russo Eliezer Lissitzky, que tem o seu princípio numa estética livre e elementar de formas desmaterializadas no espaço. Em 1926, na Holanda, os artistas e arquitetos Theo van Doesburg e Cornelis van Eesteren publicam o Manifesto Elementarista. Theo van Doesburg mantém alguns aspectos da DEL STIJL, mas incorpora o dinamismo da inclinação de 45 graus, como elemento surpresa, que se torna o detalhe essencial para reavivar e contrapor os eixos horizontal-vertical. Daí, os críticos e historiadores de artes apontam que a expressão heterogênea, voluntariamente instável e com planos inclinados são as principais características do ELEMENTARISMO. De acordo com van Doesburg, as contra-composições eram "o meio mais puro e, ao mesmo tempo, mais direto de expressão do espírito humano (...) e, no entanto, sempre em revolta contra a natureza e em oposição a ela". O ELEMENTARISMO estendeu-se pelas áreas da arquitetura, design, mobiliário, artes decorativas e a tipografia. Artista e obra: Theo van Doesburg (abaixo).

 

 

 

ELEMENTARISMO: imagem do interior do "Café l'Aubette", Estrasburgo, França, 1928-29,

de autoria do holandês Theo van Doesburg.

 

 

 

ESCOLA DE AMSTERDAM: movimento arquitetônico holandês, nascido em Amsterdam (daí a origem de seu nome) ligado a estética e fantasia expressionista, rica em ornamentos constituídos por pequenas peças, esculturas e frisos. Atuaram de 1915 até por volta de 1930 em várias cidades dos Países Baixos. Trabalharam com uma gama notadamente rica de formas, utilizando basicamente o concreto e o tijolo nativo (o vermelho de Leiden, o cinza de Gouda, o amarelo de Utrecht, cidades com suas cerâmicas próprias e seus tratamentos distintos dados à cor e fabricação dos tijolos), rejeitando o vidro e o aço do MODERNISMO. Segundo os críticos e historiadores, a ESCOLA DE AMSTERDAM criou aquilo que é conhecido pelo uso escultórico do tijolo. Assim como os arquitetos da ART NOUVEAU, recorriam e foram receptivos às influências e formas naturais não europeias, consideradas exóticas, na época. Artista e obra: Michel de Klerk (abaixo).

    

 

 

 

ESCOLA DE AMSTERDAM: imagem do "Conjunto Habitacional Eiggen Haard", Amsterdam, 1913-20,

de autoria do holandês Michel de Klerk.

 

 

 

GRUPO DE NOVEMBRO: a inspiração do nome do grupo é devido à revolução alemã de novembro de 1918 (ano também do primeiro manifesto do grupo), na qual o rei Guilherme II abdicou ao trono, e foi instalada uma república de caráter parlamentarista (por um breve período parte da Alemanha se tornou uma república socialista). O GRUPO DE NOVEMBRO existiu até 1933, sendo proscrito pelo Nazismo. Foi fundado em Berlim, com fortes tendências socialistas (perde parte de seu caráter político em 1922). "Radical quanto à rejeição de formas anteriores de expressão — radical quanto ao uso de novas técnicas expressivas", assim consta no catálogo da Exposição do Grupo de Novembro, em 1919. A proposta fundamental do grupo, para a República de Weimar, é a unificação radical de todas as artes (que influenciou na fundação da BAUHAUS). O projeto político-artístico-coletivista de atuação constante do GRUPO DE NOVEMBRO ajuda ativamente na reconstrução de escolas de artes, reestruturação de museus, organização de espaço para exposições, novos projetos arquitetônicos, cinema e a criação de leis para a proteção e expansão das artes. Receberam e incentivaram muitos artistas do MODERNISMO. Atuaram em quase todas as áreas artísticas. Artista e obra: Hans Richter (abaixo).  

 

 

 

GRUPO DE NOVEMBRO: imagem de fotograma do filme "Fantasmas Antes do Chá da Manhã",

de autoria do alemão Hans Richter, 1927-28.

 

 

 

 

dezembro, 2014