702 furos | da série quadros de furos | vik muniz | 1997
 
 
 
 
 


 

O poema

 

 

temo que essa atrofia

da natureza

humana me definhe

 

temo que a desnatureza

das árvores

atrofie os pássaros

 

temo ser degenerada

por minha espécie,

mea culpa

 

                                             "rosas

                                                      rotas

                                                             alteradas"

 

                                              que janelas emoldurarão então que paisagens?

                                                               que eu, estorvo, tolhida sem elas?

        

                                                                           a que porta vamos ranger

                                                                          os dentes, em que fome?

 

                                                                              se só se sabe a palavra

                                                                                   — oração sem boca —

 

                                                                                            filhos e frutos

                                                                               de antimitos sem nome

                                                                                           podres e putos

 

 

 

 

Razão

 

 

O poema nasceu da angústia diante dessa quase sentença a que a humanidade vem condenando gerações; desse caminhar perdendo caminho, apagando os próprios rastros; desse medo instintivo, quando penso em ser mãe, marcado pelo sentimento animal de proteção contra os da minha própria espécie; do conflito entre qual a pior herança: a natureza "morta" ou a morte das mentalidades — órfãos da falta de ideais dos próprios pais: "filhos e frutos / de antimitos sem nome". Os versos, em fragmentos, que fazem menção à "A Rosa de Hiroshima", do Vinicius de Moraes, entram como "música incidental", para acentuar essa degeneração que já começou, implícita numa nova ordem de apatia generalizada, ou ainda metáfora ao que seria o ser-se sobrevivente num mundo futuro fora de qualquer ficção.

 

março, 2011
 
 
 
 

Katyuscia Carvalho nasceu no interior de Pernambuco. Professora. Formada em Letras. Mora atualmente em Ringgenberg, Suiça. Registra algumas experimentações poéticas no blogue Kanauâ Kaluanã [ http://katyuscia-carvalho.blogspot.com ].