ESTÍMULO

 

Excitava-se ao lembrar-se dos tempos de criança, quando na hora da sesta observava os pais pela fresta da porta. Mesmo dias antes de se casar, mantinha o hábito de vê-los.

 

 

 

 

O GATUNO

 

Não se via o personagem do filme, mas a câmera tremida e a respiração ofegante davam a sensação de que corria. Quando a película terminou, não consegui me levantar do sofá; estava muito cansado. Ouvi alguém bater a porta e, de longe, escutei passos de corrida na rua. Descobri, no dia seguinte, a casa toda revirada e alguns objetos roubados. O título do filme surgiu na cabeça.

 

 

 

 

PASSOS NA MADRUGADA

 

Caminha devagar pelo corredor escuro. Olhos atentos observam a tudo. Encontra a porta semi-aberta e um casal deitado; aproxima-se como uma fera prestes a dar um bote. Sobe na cama para ficar entre o homem e a mulher. Os dois, sem abrir os olhos, abraçam a criança.

 

 

 

 

QUERIDO CARRASCO

 

Um homem com sotaque espanhol diz barbaridades sobre o seu pai nos tempos em que era militar, fazendo-o relembrar a violência paterna. Quer fugir. Entretanto, ao ver a fragilidade do velho, não tem coragem de abandoná-lo. Resolve, finalmente, realizar o desejo do pai: levá-lo à sua amada Argentina pela última vez.

 

 

 

 

PELA JANELA...

 

Envelheceu esperando o noivo retornar. Todos a chamavam de tola e até uma vizinha, psicóloga, com o intuito de ajudá-la, disse-lhe que era uma dependente emocional e que precisava de ajuda profissional para conquistar o amor próprio. Não deu importância ao conselho e nunca se abalou com os comentários. Um dia, um senhor veio ao seu encontro; estava na janela como de costume. Ela lhe perguntou: "Você está pronto para mim?". Ele respondeu mostrando duas alianças.

 

 

 

 

TEMPESTADE DE IDEIAS

 

Arrebatou-lhe no momento de seca. Quando veio, começou a produzir; estava radiante. Já os pais, não gostaram muito. A casa estava toda revirada e suja de folhas escritas.

 

 

 

 

SESSÃO DA TARDE

 

Joga intencionalmente uma bala entre suas pernas. Ela com um olhar autoriza-lhe resgatá-la. Minutos depois, uma pipoca aloja-se no decote da blusa; ele a apanha com a boca, bem devagar. Corações acelerados, mãos tateando todos os recantos e leves suspiros. A luz acende, as pessoas vão embora do cinema. Os dois estranhos misturam-se na multidão, sem falar um com o outro.

 

 

 

 

 

OPERADO

 

Não conseguia separar sua vida privada do trabalho. Quando se aposentou, precisou fazer uma cirurgia, pois o lado profissional continuava a estrangular o outro lado. Hoje, passa bem, mas quando observa a cicatriz, sente saudade da parte que se foi, mesmo que outrora, tomasse a maior parte de sua vida.

 

 

 

 

ATO FALHO

 

Quando transa com a mulher, ao invés de chamá-la pelo nome, diz o da sogra, já falecida.

 

 

 

 

CONTATO COM O EU PROFUNDO

 

Caminhava num emaranhado de máscaras. De repente, deparou-se com o minotauro. Acordou com a luz do sol em seus olhos e automaticamente colocou as mãos na testa. Sentiu um protuberante par de chifres.

 

 

 

 

VIOLÊNCIAS

 

A menina corria com um vestido curto e, de vez em quando, mostrava a calcinha. Dois homens a olhavam fixamente e um deles passou levemente a língua por entre os lábios. Quando a mãe viu a cena, repreendeu a filha e obrigou-a a colocar uma bermuda. A menina engoliu o choro e obedeceu, para continuar a brincar na rua. Com o tempo, a marca do tapa materno fundiu-se com a vermelhidão de toda a bochecha, causada pela correria com as outras crianças.

 

 

 

 

 

NATAL

 

I

 

A criança ouve alguém entrar na casa, pensa que é Papai Noel. Vai à sala e vê seu pai levar um tiro na testa.

 

 

II

 

Está sozinho aparentemente, mas, na realidade, ceia acompanhado das fotografias dos seus ao redor da mesa.

 

 

III

 

Cansada, observa a todos e fica grata com tanta atenção. Será o seu último Natal em família. Uma pontada de dor surge e a morfina já vem para lhe dar sossego.

 

 

IV

 

Madrugada. Um vampiro aparece na janela: "Papai Noel me mandou para cá. Seu pedido será realizado...".

 

 

 

 

BALA PERDIDA

 

O colecionador a resgata e guarda junto com outros projéteis.

 

"Agora, está em família".

 

 

(imagens ©quetzalcoat)

 

 

 

 

 

Eduardo Oliveira Freire. É formado em Ciências Sociais, com especialização em Jornalismo Cultural. Tem contos publicados nos sites Veredas e Minguante. Edita o blogue Fubá Grosso com Angu de Anteontem.