©helô sanvoy | sem título
 

 

 

 
 

 

 

 

memória

 

 

memória, essa lâmina que não vem só com corte mas o cheiro dos móveis o vapor do olhar a temperatura do dolo

as horas em torno

 

memória, esse som

que escava

regurgita

apodrece

o urro mais largo

o vazio da prece

 

memória, essa língua dentada

esse punho tombado

essa voz sem assento

 

memória

esse eco sozinho

esse tempo sombrio

 

a saudade de cada

 

memória,

esse espólio de guerra

 

 

 

 

 

 

5 minutos

 

 

Queria lembrar como se faz para ser bom de novo. Acender uma esperança como acender um cigarro. Acreditar como se pôr no fim do dia. Regar os olhos como se não fosse pra fora. Deixar morrer lembranças daninhas, daquelas memórias que vêm como se fossem agulhas que dobram a esquina repentinamente velozmente abandonar o barco dos emboras. Trotar num campo de trigo ainda que haja semáforos. Fazer vasos de barro como quebrar vidros. Pontuar com vírgulas muito bem subordinadas. Falar calmo como se urrasse. Corresponder com brandura como se fodesse. Dormir como se pesadelos fossem sonhos. Mas a memória carcome até o caminho das crenças. Memória é isso de caminhar descalço, aprender a calçar e cultivar calos? Memória mora mais embaixo ou acima da parte que foi ficando grossa? Foda-se. Raspar a vida até chegar no osso. Aparecer como se sumisse absolutamente do cosmos, do universo, da via láctea cafeínica pólvora fumaça breu gota d'água. Caminhar como se houvesse músculos onde dorme a alma. Ter alma como se fosse uma. Romper os lacres como se comprasse balas armas e um – breve, de preferência ilustrado. Como se chama isso que vem com os eletrodomésticos, automóveis, móveis, objetos prontos ready mades remédios? Manualmente tecer uma boca que abre e fecha sorrindo na velocidade no tom no zoom na hora no nu tudo perfeito. Abrir a porta como se fechasse até a fresta mais carcomida da janela e explodisse lá dentro. Praticamente tudo como se absolutamente nada. Água como se cicuta. Sim como se não. Não como se pros infernos. Pros infernos como se deus tivesse enfim chegado com uma memória nova limpa enxuta de preferência lavanda.

 

 

 

 

 

 

~

 

 

ouço tatos

 

é a vida debruçada a expirar-me

 

 

 

 

 

 

~

 

 

a angústia, essa dor manca

o vazio, esse peito fraco

o silêncio, essa porta aberta

 

 

 

 

 

 

~

 

 

uma sobra uma hora uma tormenta

essa voz baudelairiana que espuma

minha boca meu cílio minha bruma

não tem paz não tem som é voz detenta

 

 

 

 

 

 

~

 

 

estou no limiar, meu bem

não sei que sendas cerzir

dá-me uma roseira, sei fazer dela fendas

aprendi quando criança

pisar inocências

esfacelar as pétalas

como se fossem sonhos

galgando espinhos

dá-me sulcos

surras

pecados

sei passar a fome neles

 

ainda assim

quando a fumaça cai

desabotoo

como a chuva matando o pó

com mãos macias

 

 

 

 

 

 

poiesis

 

 

enquanto os risos escorriam nos pés

na grama

nos galhos

nos céus

dos outros no tempo

em que sempre voltamos

jamais estaremos

 

uma criança, longe, muda, exangue, sentada

num canto daquele muro

(como no canto dos outros muros que agora a

derrubam

feito um sino mudo)

 

nesse canto lhe deram uma rosa

era uma rosa comum, cor-de-rosa, jovem, justa, virgem

não soube o que fazer com tanta verdade

embora sequer soubesse disso

de que agora a memória sabe

do jeito que a memória sabe saber reticente

 

poderia ter passado a tarde toda

aquela criança

talvez eras

com a rosa nas mãos

 

poderia dizer do cheiro daquela pétala uma obra aberta

do tônus firme do seu corpo frágil

das inverossimilhanças do contorno

na sua cor silenciosa

dos rosas da rosa

 

se fosse dizível

 

mas quando o sol se punha

naquela época

 

pés sujos

risos suados

cabelos ventados

fôlegos rotos

 

mas a rosa

intacta

naquelas mãos tão pequenas meu deus e que já sustinham o medo

de ser túmulo

 

qual teria sido o erro

que cometeram aqueles dedos

incapazes ainda de todo mal que agora teciam tão displicentemente

 

tomaram-lhe a rosa sem

não foi sequer capaz de

 

despedaçaram todas as pétalas e sépalas

ouviam-se ranger suas veias

enquanto ensinavam que era assim

que se brincava com as flores

 

foi a primeira vez para ela

que a poesia

colheu o seu silêncio

humano

 

 

 

 

 

 

lastro da lesma

 

 

no decorrer do passo, a língua cede. cede porque tropeça, porque sobeja, por que lambe, me pergunto. porque lambe a língua. digo, enquanto pastamos todos, poucos regurgitando, enquanto esperamos todos, digo, essa espera trôpega, batendo em semáforos, orações, códigos, faces. fascículos de desgraças, obras completas do belo, tijolos de ameaças, muros de seres, enquanto nessas latrinas latrinas de gente em gravatas, sem nenhuma  — sofia na alça, uma terceira guerra de golpes

e eu em mim me pergunto muito depois de dormir

onde a língua cede o passo que não me acompanha nos pés

onde a língua, o verbo, a cor

do som

do tom

da voz

 

no decorrer do passo, a língua é sede. sede porque onera, porque almeja, porque trilhos cansam. e por que a língua lambe, me pergunto. porque lamber é como olhar a lesma. porque lamber é esse tempo que limpa o pulmão da neblina enquanto a lesma quase não se moveu. porque lamber é mover os dedos da língua. é o verbo que bate nos dentes. o verso que arranca do urro silêncio. a lombada do tempo

a língua

 

o labirinto da escrita

 

 

 

 

 

~

 

 

naquela época, a dos tempos sombrios

 

não era nada fácil viver

 

naquele tempo, o dos tempos sombrios, as pessoas mal se viam e principalmente se viam mal

naqueles tempos sombrios, o ar é poroso o fogo é a água e a terra o chão a mão não existe

nos tempos sombrios,

muitas pessoas

morrem

muitas pessoas

correm

muitas pessoas

esperam

nos tempos sombrios

quase não se veem sorrisos não porque não existam mas porque passam

fome passam tempos passam por si por cima por nada

nos tempos sombrios

as pessoas não somos

nesses tempos

algo vai enfraquecendo

a direção do olhar

nestes tempos

de enchentes

de dentes

de

 

quase não sobra

 

naquela época, a dos tempos sombrios

 

 

 

 

 

 

80 tiros

 

 

80 tiros 80.

do gatilho o estado fardado armado rindo 80

uma família.

um civil negro.

80 tiros.

não era o alvo

foi engano

80 tiros

ensurdecendo o país. o judiciário não

80 tiros. uma pessoa humana, era o princípio da dignidade. fundamental. o judiciário não

80 tiros. garantindo o direito individual, coletivo e social, o judiciário não

80 tiros. crime militar. judiciário 80

como foi o som do primeiro tiro 80?

apologia à tortura 80 ustra 80 o judiciário não

banalização, legitimação, estímulo

80 tiros

e nenhuma palavra sã do executivo

quem executa

o judiciário não pergunta não responde não garante

80 tiros. oitenta.

como foi o som do último tiro 80?

como é o som do judiciário

80

como vamos contar?

80

como vamos seguir?

80

como se judicia

80

judiciário ouça

80 tiros.

arma. flash. fim.

do estado 80

do judiciário 80

do cidadão

80 tiros ultrapassaram a constituição

o juízo

qual foi seu juízo final, cidadão

qual será

80 tiros e nenhuma

80 tiros não foram balas perdidas

que as balas nunca são na verdade perdidas na era da tecnologia legalização morte

80 o porte

a cor da bala é negra 80

80 cápsulas no seu colo, judiciário

conta o seu poder

80 tiros

qual a justiça

estadual, militar, eleitoral, do trabalho, federal,

superior

supremo

socorro

qual o seu papel 80

80 cápsulas

80 tiros

oitenta vezes

oitenta judiciário

oitenta executivo como não lhe cabe juízo de valor 80

quanto vale vida tiro oitenta

legislativo

socorro

o judiciário cala

80 mata

morremos assim na velocidade do tiro

qual o cheiro da pólvora estado?

um tiro mata

oitenta tiros eu não sei contar eu não sei medir eu não sei rezar eu não sei 80

o judiciário sabe.

80 tiros nunca poderão esgotar como

ordem

já podeis da pátria filhos

ver

80 tiros

na área de jurisdição militar

o que significa que

80 repita comigo oitenta não desce oitenta não sai oitenta não dá oitenta tente fugir oitenta pro estado oitenta tenta dizer tenta um murro na parede oitenta vezes tenta oitenta vezes gritar tenta oitenta caracteres oitenta não cabe não sai não engole

80 tiros

do estado

o poder emana do povo 80

80 vezes

oitenta

como incidente lamentável judiciário executivo legislativo foram oitenta tiros do estado

não há incidente a mira é negra

não há lamento a mira 80

medo surpresa ou violenta emoção

80 tiros o que são

o judiciário o que faz

pra quem serve 80

80 quando se diz oitenta

é um som é um número é um fuzil

passando na rua 80

a via é pública

a vida não

a cor o buraco negro oitenta

oitenta clarice oitenta

o que faremos

pra quem pedimos

pra que morremos

80

não cabe num poema não cabe 80 sangra

tenta

80 o som do tiro

80 foi engano

80 rindo

80

rindo

tiro

culatra

pólvora

o estado rindo

ruindo

o judiciário o que

oitenta

somos 80 o que somos somos 80 o que somas não somos 80

o som

o tom

o músico da cor

 

80

 

j u d i c i a r o i t e n t a

 

 

[Poemas de Lâminas. Martelo Casa Editorial, 2019]

 

                  

 

 

 

 

 

 

 

 


Dheyne de Souza é goiana desde que nasceu em Cristalândia/TO, em 1983. Vive atualmente em São Paulo. É doutoranda em Literatura Brasileira (USP). Publicou Pequenos mundos caóticos (poemas, PUC/Kelps, 2011), e tem no prelo, também pela Casa Martelo Editorial, Enquanto caio (prosemas). Bloga em Dheyne de Souza e lê poemas em Pequenos mundos, em parceria com Helô Sanvoy. Para ela, escrever é resistir.