luis nava

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"[...] o mar há de revolver-se, debater-se, rebentar, há-de trazer à superfície a força das entranhas e atrair o céu [...]". Luís Miguel Nava

 

 

Palavras-chave: Corpo. Espaço. Imagem poética.

 

 

Na obra de Luís Miguel Nava, morto precoce e tragicamente em 1995, o ensaio, a tradução e principalmente a poesia parecem evidenciar para o leitor mais atento a sensibilidade e o rigor empreendido pelo autor na construção de um corpus literário sui generis. Na poética de Nava, plasmada por meio de poemas em verso livre ou em textos que se aproximam do formato e da dicção da prosa poética, uma série delimitada de temas e elementos apresentam-se recorrentes, sugerindo mais uma vez que a sensibilidade e o rigor caracterizam o processo de criação literária naviano.

No livro Rebentação (1984), a imagem poética afigura-se como um dos recursos fulcrais à tessitura do texto de Luís Miguel Nava. Nessa recolha de poemas, na perspectiva que adotamos, subsiste uma tensão entre certas linhas de força que ajuda a constituir de maneira particular as frases e versos do poeta. Tensão essa advinda da relação, arquitetada engenhosamente pelo autor, entre dois elementos, entre duas instâncias, entre duas realidades que se apresentam e se articulam a temas recorrentes não apenas em Rebentação, mas ao longo da travessia textual de Nava.

No prefácio de Poesia Completa (2002), Fernando Pinto de Amaral aponta, nos textos de Nava, tal relação que seria baseada na oposição entre certos elementos e criadora dessa tensão sugerida. Segundo Amaral, na poética de Nava há uma relação que "[...] por vezes se estabelece entre áreas semânticas aparentemente afastadas, originando efeitos insólitos, por exemplo, ao associar o concreto e o abstrato [...]" (AMARAL apud NAVA, 2002). Em ensaio sobre o "espaço do corpo" no livro O céu sob as entranhas (1989), Moisés David Ferreira fundamenta-se na tese de Amaral para delimitar, sob essa perspectiva, algo da poética naviana:

 

Este processo caracteriza-se pelo estabelecimento de uma relação de proximidade entre universos semânticos aparentemente afastados, originando efeitos por vezes desconcertantes. É sobretudo nisto que assenta o pendor alucinatório desta poesia, multiplicando-se as passagens em que se firma uma união entre objectos ou processos referentes a uma esfera material ou corpórea e outros do domínio do imaterial ou incorpóreo [...] (FERREIRA, 2009, p. 3).

 

É a partir de uma intencionalidade radical que pressupõe um uso particularíssimo da linguagem como geradora de tensionamento entre realidades díspares na trama do texto que, desconfiamos, aflora a imagem poética no trabalho de Luís Miguel Nava. Imagem poética que, segundo entrevemos, pode ser tomada como elemento chave na construção de algum dos poemas que habitam as páginas de Rebentação. Antes de verificarmos nossa hipótese partindo da análise de alguns dos poemas do livro, convém definirmos melhor o conceito de imagem. O objetivo é o de embasar mais solidamente este nosso breve estudo da poética naviana.

Massaud Moisés, em seu Dicionário de Termos Literários (2005), entre várias definições, apresenta o seguinte conceito de imagem, muito próximo ou mesmo análogo ao de imagem poética: "Da perspectiva literária, a imagem relaciona-se ou confunde-se com o símbolo, a metáfora, as figuras de pensamento, tropos, etc., [...]" (MOISÉS, 2005, p. 241). Nesse sentido, a poesia de Nava em Rebentação, a despeito de apresentar um caráter de inventividade sobre o qual dissertaremos logo adiante, configura-se, da perspectiva formal, como texto literário construído levando em conta parâmetros já consagrados uma vez que a própria constituição desse texto se arvora na operação metafórica, esta última, um dos atributos comumente associados à linguagem literária.

Octavio Paz, poeta e ensaísta mexicano, por sua vez, teceu considerações pertinentes sobre a imagem poética. Considerações que pensamos também se relacionar à forma atribuída ao texto de Nava, plasmado tanto em verso quanto em prosa. Segundo Paz "designamos com a palavra imagem toda forma verbal, frase ou conjunto de frases, que o poeta diz e que unidas compõem um poema" (PAZ, 1990, p. 37). Nesse sentido, esse conceito de imagem pode ser associado tanto aos poemas em verso quanto aos textos em prosa poética na obra de Nava uma vez que, segundo Paz, a imagem pode existir tanto no âmbito do verso quanto no domínio da prosa.

Antes de chegarmos à análise propriamente dita, vale salientar que o uso ou a presença da imagem poética não é exatamente uma novidade na literatura moderna produzida em língua portuguesa. O ensaísta Claudio Willer, a propósito da influência das vanguardas do século XX e da imagem poética na obra do poeta brasileiro Roberto Piva, escreveu:

 

Seu modo dominante é a imagem poética, tal como definida por Pierre Reverdy e adotada pelo surrealismo: "A imagem é uma criação pura do espírito. Ela não pode nascer de uma comparação, mas da aproximação de duas realidades mais ou menos afastadas. Quanto mais as relações das duas realidades aproximadas forem distantes e justas, tanto mais a imagem será forte, mais força emotiva e realidade poética ela terá" (WILLER apud PIVA, 2005, p. 150).

 

Em poemas como os recolhidos no livro Ciclones, de 1997, a imagem poética, construída pelo poeta Piva, surge a partir desse movimento de "aproximação" entre "realidades mais ou menos afastadas": "cem planetas? cem pupilas? / simpatia das coisas distantes / o nada árido das areias" (PIVA, 1997, p. 41). Nesse poema, o eu lírico piviano revela sua "simpatia" pelas "coisas distantes", sugerindo a aproximação entre dois elementos distintos, homem e natureza, eu lírico e espaço literário, e que pode ser lida como representação da relação que advém da referida aproximação de "realidades" a princípio "afastadas", propagada em certa medida na literatura moderna.

Ora, nossa hipótese de que a imagem poética1 em Rebentação é formada a partir da mencionada aproximação entre "realidades afastadas" parece confluir na direção proposta pelos movimentos de vanguarda e, nesse sentido, tangencia de alguma forma a poética de Piva2. Entretanto, a possível relação entre poéticas tão imagéticas, a poética de Roberto Piva e a de Luís Miguel Nava, não será tratada neste momento, podendo ser tema de um futuro estudo.

Chegamos agora ao ponto em que devemos começar a investigar com mais apuro na poesia de Rebentação pistas que possam jogar luz sobre essa relação entre "realidades afastadas" e seus elementos constituintes. Para isso, tomemos como nosso primeiro objeto de análise o poema "Cisão". O objetivo é o de tentarmos perceber com mais nitidez esse recorte de imagem poética que por ora associamos a este trabalho de Luís Miguel Nava:

 

CISÃO

 

Gostava de saber até que ponto a ideia de céu e a de unidade andam ligadas. Só assim poderia avaliar que peso tem o facto de eu sentir que o céu se encontra dividido e uma das partes se alojou transversalmente no meu corpo. Tal é às vezes o seu peso que me vejo constrangido a andar dobrado (NAVA, 2005, p. 109).

 

O poema acima foi intitulado com o vocábulo "cisão", que entre outras definições, remete-se ao ato de "cindir", isto é, "cortar", "dividir algo em duas ou mais partes" (HOUAISS, 2001). Ora, e de que forma a ideia de imagem poética como fenômeno que se dá a partir da "aproximação de duas realidades mais ou menos afastadas" se coaduna ao tema proposto pelo título do texto em análise?

Sugerimos que esse movimento de "cisão", embora a princípio possa ser considerado paradoxal por conta do sentido contrário denotado pela ação de "aproximação de realidades", ainda assim advém de um movimento de tensão aplicado a elementos ou situações que, por conta de tal força, acabam cindidos, divididos. Tensão essa que, conforme estamos propondo, parece gerar a fagulha que incendeia linhas e versos que se iluminam em imagens poéticas. Vejamos de que forma a "cisão" anunciada no título pode ser lida no poema.

 No texto em questão, construído sob a forma de prosa poética, o eu lírico apresenta-se inicialmente em uma situação de reflexão3 com tons metafísicos. Há uma busca por uma apreensão da relação advinda entre dois elementos: "céu4" e "unidade". Essa busca aparenta ter um objetivo, segundo a perspectiva do eu lírico naviano. Ela é empreendida para que esse mesmo sujeito lírico possa compreender o "peso" de um "céu que se encontra dividido" e "uma das partes" está alojada "transversalmente" no seu "corpo".

Ainda sobre a linha/ verso acima desmembrado, cabe assinalar que essa busca sugerida aparentemente não se apresenta de forma pacífica, mas sim, a partir de um tensionamento entre elementos de natureza distinta. Senão, vejamos. Para além do embate inicial entre as ideias de "céu" e "unidade", a tensão engendrada pelo poeta atinge seu paroxismo na relação entre o "céu" e o "corpo" ainda nesse mesmo poema, proporcionando, segundo nosso entendimento, a materialização da imagem poética.

Na última frase/verso do poema "Cisão" percebe-se essa tensão extrema entre "corpo" e "espaço" que alimenta não apenas este, mas outros poemas de Rebentação: "Tal é às vezes o seu peso que me vejo constrangido a andar dobrado" (NAVA, 2002, p. 109). Neste caso, a tensão apresenta-se plasmada não apenas a partir da "cisão" inicial entre "céu" e "unidade", representada nas primeiras linhas do poema. Este segundo momento de tensão, surgido a partir do embate entre duas instâncias, "corpo" e "espaço", toma vulto nas linhas do texto por conta do "peso" de uma parte do "céu" alojada "transversalmente" no "corpo cindido" do eu lírico, que acaba por fazê-lo "andar dobrado", logo, tensionado, contraído, em desconforto. Vale lembrar que André Breton, no Manifesto do Surrealismo (1924) apresentou percepção de uma figuração semelhante, na qual o sonho a respeito de um "homem cortado em dois pela janela" gerou subsídios para a delimitação de algo da estética surrealista (BRETON, 1985, p. 53).

Conforme assinalado, a relação entre elementos muitas vezes pertencentes a "áreas semânticas aparentemente afastadas" (AMARAL apud NAVA, 2002) salta aos olhos em vários momentos na poesia de Nava e, segundo nosso entendimento, é uma das forças pulsando no imaginário naviano. Um desses elementos é o "corpo" metonimicamente desmembrado. O outro, o "espaço", frequentemente representado pelos topônimos ou termos correlatos como "céu", "mar", "ondas", "sol" e outros. Cabe ressaltar que esse "corpo" não se apresenta exatamente em harmonia com o "espaço", à maneira bucólica do arcadismo ou idealizante do romantismo literário.

O "corpo", neste poema de Luís Miguel Nava, parece ter sofrido as consequências do tensionamento, não apenas cindido em sua concretude por outro elemento de "área semântica" distinta, mas fraturado por uma "realidade afastada"; fendido por outra materialidade, por outro "espaço" paradoxalmente abstrato: o "céu". Impossível não lembrarmos um dos momentos supracitados da análise de Fernando Amaral Pinto (AMARAL apud NAVA, 2002) na qual se delimitou justamente tal associação entre "termos concretos e abstratos" como um fazer poético recorrente no texto de Nava.

"Corpo" e "céu", elementos oferecidos ao leitor em concretudes e abstrações cujo estranhamento o incita a uma espécie de perdição em seu afã de organizar as imagens. Duas instâncias cujos respectivos atributos, conforme sugerido, podem ser considerados importantíssimos para a construção dessa aproximação entre "realidades afastadas" na poética naviana. É a partir do tensionamento advindo do movimento de fricção entre "corpo" e "espaço" é que vemos irromper, como as ondas em movimento de uma "rebentação" contra os rochedos à beira-mar, a imagem poética na trama textual de Luís Miguel Nava.

A propósito do vocábulo mencionado e que intitula esse livro de Nava lançado no ano de 1984, o substantivo feminino "rebentação" (HOUAISS, 2001) pode ser apreendido, entre algumas definições, como o "ato de rebentar"; ou ainda, "o quebrar das ondas de encontro aos rochedos ou ao casco dos navios". O verbo "rebentar" (idem, ibidem), intransitivo, por sua vez descreve ações como "estourar", "irromper", "arrebentar", "quebrar com violência", "fazer estalar", "romper". Todas essas ações aparecem representadas não apenas no poema "Cisão", mas também em outros poemas do livro Rebentação.

Nas últimas linhas do poema intitulado "Decalcomania", algo como uma "rebentação" de imagens, advinda do embate entre "corpo" e "espaço", acaba por gerar mais uma instigante imagem poética: "O mar, bata ele onde bater, é uma decalcomania que não podemos arrancar sem que atrás fique o nosso próprio corpo em carne viva" (NAVA, 2002, p. 105). O "mar", uma "decalcomania", isto é, um "processo que permite transmitir imagens para outra superfície" (HOUAISS, 2001), apresenta-se no poema como um "espaço" que, quando apartado do "corpo" atribuído ao eu lírico naviano, acaba por deixá-lo em "carne viva". Desse atrito, dessa tensão, dessa "rebentação" entre elementos distintos, "corpo" e "espaço", mais uma vez, surge, também "em carne viva", a imagem poética.

Essa "rebentação" de imagens, conforme até o momento sugerido, afigura-se como uma linha de força que, na poética de Luís Miguel Nava, surge dessa tensão advinda do atrito, do embate entre duas instâncias: a primeira delas, representada por um "espaço" em algumas oportunidades caracterizado por um lócus de matriz litorânea; a segunda, o "corpo", inúmeras vezes apresentado a partir de seus órgãos, em fragmentos, desvelando a presença de uma operação metonímica de temática corporal na construção da imagem poética. De acordo com estudo de Danilo Bueno sobre o "corpo-escrito" na poesia de Nava

 

[...] é possível depreender a noção de corpo dilacerado, corpo visceral, corpo úmido corpo sem vida, entre outras extensões de sentido. É com esses elementos que se dá o entrelaçamento das questões corporais com o nível simbólico: alma, céu, mar, memória, lembrança, destino entre outras (BUENO, 2011, p. 4).

 

Em Rebentação, esse "entrelaçamento das questões corporais" com o "nível simbólico" conflui, de acordo com o proposto até este momento, para a instauração da imagem poética nas linhas e versos de Luís Miguel Nava. No último poema desta nossa análise, "O céu agrada-me pensar", por exemplo, entrevê-se mais uma vez tal relação. Tomemos um de seus trechos: "[...] Não sei quando o mar lhes vier ao espírito o ouviremos rebentar, o certo é que por ele às vezes sobem as marés. Há ondas que se vê terem por ele passado antes de contra os nossos corpos deflagrarem" (NAVA, 2002, p. 110).

É possível vislumbrar nas linhas supracitadas esse movimento de "rebentação" do "mar", deflagrado por meio do "espírito", contra os "corpos". Nessa perspectiva, também se entrevê o tensionamento, via linguagem poética, entre "realidades afastadas", entre "concreto" e "abstrato", entre o "real" e o "simbólico", entre o "corpo" e o "espaço". Tudo isso, segundo entendemos, com vistas à construção da imagem poética nos poemas de Rebentação.

Tentamos com este trabalho propor um olhar sobre a poesia de Luís Miguel Nava. A imagem poética, de acordo com o analisado, afigura-se como elemento chave à construção das linhas e versos no livro Rebentação. A partir da tensão advinda do embate entre "corpo" e "espaço", entre "concreto" e "abstrato", entre "real" e "simbólico", Nava, de maneira particularíssima, ainda que supostamente bebendo em fontes como as vanguardas europeias do início do século XX, oferece-nos não apenas uma perspectiva de leitura em que instâncias de naturezas distintas se "rebentam" formando a imagem poética. Na trama textual de Nava, sobrevém uma possibilidade de leitura para além da literária, permitindo uma reflexão sobre a própria condição humana e sua respectiva relação com o "espaço" no qual é interpretada.

Nesse sentido e encerrando este breve estudo, cabe evocarmos mais uma das observações de Fernando Pinto de Amaral, observação essa que, segundo entendemos, sintetiza apropriadamente o espanto provocado pela intensa "rebentação" de imagens poéticas incrustadas ao longo das linhas e versos deste e de outros trabalhos do poeta português: "Nava surpreende-nos pela sua arte de saber articular os universos só aparentemente separados da vida e dos livros" (AMARAL, 2006, p. 21).

 

 

Notas

 

1 Octavio Paz, no mesmo texto, desenvolve ideia que também julgamos apropriada a nossa proposta de análise: "Cada imagem – ou cada poema composto de imagens – contém muitos significados contrários ou díspares, aos quais abarca ou reconcilia sem suprimi-los." (PAZ, 1990, p. 38). Nesse sentido, podemos pensar que subsiste a presença de uma tensão, advinda da natureza distinta dos elementos aproximados pelo poeta no corpo do texto.

2 Sobre a relação entre o sujeito lírico e o espaço poético no livro Ciclones, pode ser interessante consultar o seguinte artigo "O poeta, o xamã e o discípulo: representações do sujeito lírico em Ciclones de Roberto Piva" (2010).

3 Vale lembrar nesse sentido o caráter reflexivo de um nome central da poesia moderna portuguesa: o “guardador de livros” Bernardo Soares no Livro do desassossego (PESSOA, 2006).

4 Importante salientar que, a propósito do vocábulo “céu”, o livro que Nava escreveu na sequência do livro Rebentação (1984) foi intitulado O céu sob as entranhas, de 1989, que dinamiza e desconstrói o aspecto metafísico às vezes presente em seu percurso textual.

 

 

 

Referências

 

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BUENO, Danilo. O corpo-escrito de Luís Miguel Nava. Revista Vivência. N.º 36, p. 33-40, 2011. Disponível em

<http://www.cchla.ufrn.br/Vivencia/sumarios/36/PDF%20para%20INTERNET_36/03_Danilo%20Bueno.pdf>.  Acesso em 22 nov. 2014.

FERREIRA, Moisés David Sousa Gomes. Luís Miguel Nava e o espaço do corpo em O Céu Sob as Entranhas. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas. Artigos da seção livre PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 05 N. 01 – jan/jun 2009. Acesso em 22 nov. de 2014.

HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico da língua portuguesa 1.0. São Paulo: Editora Objetiva, 2001.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

MORAIS, Leonardo David de. SANTOS, Mislaine Almeida. O poeta, o xamã e o discípulo: representações do sujeito lírico em Ciclones, de Roberto Piva. Revista e-hum. Belo Horizonte, vol.3, nº.2, 2010. Acesso em 23 nov. de 2014.

NAVA, Luís Miguel. Poesia completa: 1979-1994. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2002.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo: Companhia de bolso, 2006.

PINTO, Fernando Amaral. As cicatrizes da lava. In: NAVA, Luís Miguel. Poesia completa: 1979-1994. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2002.

PIVA, Roberto. Ciclones. São Paulo: Nankin Editorial, 1997.

WILLER, Claudio. Uma introdução à leitura de Roberto Piva. In: PIVA, Roberto. Um estrangeiro na legião. Obras reunidas. V. I. Rio de Janeiro: Globo, 2005.

 

 

 

março, 2015

 

 

 

Leonardo Morais é professor de línguas e literatura. Tem poemas publicados em sites literários como Germina, Mallarmargens e Zunái. Vive algures em Belo Horizonte.

 

Mais Leonardo Morais na Germina

> Poesia