GRUPPO 7: foi uma associação formada em 1926 por sete arquitetos milaneses, que levou ao extremo o RACIONALISMO em suas construções. Uma vanguarda que publicou o Manifesto do Racionalismo Italiano (1926/1927), com heranças na arquitetura tradicional italiana, raízes na Antiguidade Clássica, influências do FUTURISMO e ideias revolucionárias de Le Corbusier. "O que marca a juventude de hoje é o desejo de lucidez e sabedoria", foi um dos pontos do manifesto. É considerado por estudiosos uma vanguarda contraditória, que critica e é influenciado pelo FUTURISMO. Ao mesmo tempo, não pretende romper com a tradição. Avaliavam como acomodada, tradicional e revivalista a arquitetura apresentada pelo NOVECENTO (NOVECENTO ITALIANO). Com o predomínio das leis da lógica, da simetria, da clareza estrutural e da razão em seus escritos (o manifesto), plantas e construções influenciam na adoção do termo RACIONALISMO. A associação pretendeu realizar a versão italiana da arquitetura moderna, usando as ideias e elementos (materiais de construção, etc.) forjados pelo ESTILO INTERNACIONAL. Construções do GRUPPO 7 tornaram-se o estilo arquitetônico oficial do Fascismo. Artista e obra: Giuseppe Terragni (abaixo).

 

 


Gruppo 7
: imagem do edifício residencial "Novocomum", Como, Itália,

1927-29, de autoria do italiano Giuseppe Terragni.

 

 

NABIS: a palavra NABIS em hebraico significa profetas. Foi um grupo de pintores franceses, batizado por NABIS, pelo poeta Henri Cazalis, no final da década de 1880, que perdurou também durante a de 1890. Teve como mentor Paul Gauguin. A irmandade secreta de mesmo nome NABIS foi fundada em 1888 pelos artistas e teóricos franceses Maurice Denis e Paul Sérusier. São considerados por muitos historiadores e críticos de artes plásticas, artistas com características muito próximas aos simbolistas, um grupo simbolista. O estilo NABIS apresenta desenhos simplificados, contornos marcantes, cores lisas e manchas de cor chapadas. Na realidade, foi uma reação ao ACADEMICISMO e o NATURALISMO da época. Os artistas do movimento refletiam as bases científicas e místicas da arte bem como suas implicações sociais e à procura da ideia de síntese (nisso, estão próximos do SINTETISMO). A primeira exposição dos NABIS aconteceu em 1891, no castelo de Saint-Germain-em-Laye, França. O grupo NABIS experimentou vários meios como a pintura, cartazes, gravuras, teatro e tapeçaria. Artista e obra: Édouard Vuillard (abaixo).

 

 

NABIS: imagem da pintura "Misia e Vallotton", de autoria

do francês Édouard Vuillard, 1894.

 

 

NOVA OBJETIVIDADE: o termo surgiu inicialmente em 1923/24, numa carta que o alemão Gustav Friedrich Hartlaub, diretor da Galeria de Arte de Manheim (hoje museu, dedicado à arte dos séculos 19 e 20), Alemanha, escreveu aos amigos. O termo apareceu também num artigo publicado posteriormente por Hartlaub, intitulado "Introdução à NOVA OBJETIVIDADE: a pintura alemã desde o EXPRESSIONISMO", no qual observa e reflete as duas tendências artísticas alemãs (Veristas e Realistas Mágicos) no pós-guerra (Primeira Guerra Mundial). A primeira exposição vinculada à NOVA OBJETIVIDADE foi realizada em 1925, na mesma Galeria de Arte de Manheim, Alemanha. E seus adeptos espalharam-se por toda a República de Weimar. O interessante é que, ao contrário dos utópicos e idealistas dos EXPRESSIONISTAS alemães (A NOVA OBJETIVIDADE foi uma reação ao EXPRESSIONISMO alemão), os artistas da NOVA OBJETIVIDADE não formavam grupos, preferiam trabalhar individualmente. As principais características e temas, em várias áreas de atuação nas artes e arquitetura foram: realismo, engajamento social, ironia e crítica sobre a hipocrisia social, a decadência moral, a questão da pobreza e a ascensão do Nazismo na Alemanha. Autor e obra: John Heartfield (abaixo).

 

 

NOVA OBJETIVIDADE: imagem da fotomontagem "Adolf, o Super-Homem, Engole Ouro e

Cospe Lixo", de autoria do alemão John Heartfield, 1932.

 

 

NOVECENTO (NOVECENTO ITALIANO): foi um movimento artístico italiano nascido em 1921/1922, que reuniu um grupo de artistas ligados à galeria Pesaro de Milão. A origem do nome NOVECENTO é uma admiração e homenagem ao QUATTROCENTO (século 15) e o CINQUECENTO (século 16), períodos áureos da arte italiana (RENASCIMENTO). A escritora e crítica de arte Margharita Sarfatti, amante de Benito Mussolini, foi a mentora do movimento e organizadora da primeira grande exposição do NOVECENTO na mesma galeria Pessaro em 1923. Sarfatti em 1924 dissolveu o NOVECENTO, rebatizando-o com o nome de NOVECENTO ITALIANO, como o estilo do regime fascista de Mussolini (mesmo assim, Mussolini se recusou a sancioná-lo como sendo o estilo oficial do Fascismo). Com o fim do relacionamento amoroso entre os dois e ataques políticos pelos opositores ao regime, o movimento foi dissolvido entre 1932 e 1933. Congregou várias poéticas e estéticas distintas, desde a PINTURA METAFÍSICA, passando pela PINTURA DE CENA AMERICANA e o CLASSICISMO ITALIANO (na arquitetura) em oposição ao culto da máquina do FUTURISMO. Artista e obra: Mario Sironi (abaixo).

 

 


NOVECENTO (NOVECENTO ITALIANO)
: imagem da pintura "Paisagem

Urbana", de autoria do italiano Mario Sironi, 1921.

 

 

 

junho, 2015