No dia 7 de abril de 2011, às 8 horas da manhã, um jovem entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, armado com dois revólveres calibres 32 e 38, invadiu duas salas e fez dezenas de disparos contra os estudantes, matando 12 e ferindo outros 12. O jovem que cometeu o massacre chamava-se Wellington Menezes de Oliveira, tinha 23 anos e era ex-aluno da escola. Sua desculpa para entrar ali: daria uma palestra. Seu motivo real: vingança.

Foi uma manhã de terror para as crianças e uma dor inexpurgável para todos. Ninguém esquecerá.

Nesse dia eu me fiz a pergunta: "E se uma das vítimas daquele jovem fosse meu filho?". Às vezes, fico em silêncio pensando nisso e ainda hoje me lembro do rosto de uma das crianças — pois ajudei a socorrê-la —, o rosto dos seus pais, e o pavor que senti. Naquele dia chorei de medo, tristeza, desespero, e não parava de pensar no meu filho.

Ainda tenho esperança de que a sociedade, a partir de tragédias como essa, encontre um caminho para a paz. Por essa razão — invocar a paz — decidi, juntamente com o escritor Mariel Reis, organizar uma antologia de poesia, cujo tema fosse a paz, em homenagem às vítimas desse massacre, como uma manifestação solidária, ideia acolhida pelas escritoras Mariza Lourenço e Silvana Guimarães, editoras da Germina — Revista de Literatura e Arte. Assim, convocamos os poetas que desejassem participar, para que enviassem seus manifestos de crítica e reflexão sobre a paz e a tragédia. Recebemos diversos poemas, que aqui estão.

Não podemos ignorar o nome da escola, que faz referência a um poeta do modernismo, Tasso da Silveira, cuja poesia, fundamentada no encontro do espiritual pelo poema torna-se um dos caminhos de reflexão para esses tempos, uma reflexão sobre o ser humano.

É esta a reflexão da antologia: a paz pelo caminho da poesia, pelo caminho da arte.

Este livro é, portanto, dedicado às vítimas do massacre:

 

 

Ana Carolina Pacheco da Silva

Bianca Rocha Tavares

Géssica Guedes Pereira

Igor Moraes da Silva

Karine Lorraine Chagas de Oliveira

Larissa dos Santos Atanázio

Laryssa Silva Martins

Luiza Paula da Silveira Machado

Mariana Rocha de Souza

Milena dos Santos Nascimento

Rafael Pereira da Silva

Samira Pires Ribeiro

 

 

Dedicado, ainda, às suas famílias, a meu filho e à próxima geração — na qual deposito a esperança da redenção.

 

 

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2011.

 

 

 

 

continua >>>

 

 

índex  |  realengo: poetas pedem paz  |  sumário