REUNIÃO DA ONU

 

— Vamos parar as guerras e jogar War...

 

 

 

 

§

 

O soldado perguntou ao general. Qual o sentido da guerra?

O general primeiro tossiu. Depois olhou o celular. Bocejou. Pensou em assoviar ou dar um arroto ou peidar ou dar um salto mortal ou contar uma piada ou mandar prender esse comunista ou fingir sofrer um ataque epilético ou mudar de assunto ou imitar o Sílvio Santos ou sair correndo ou ser mais radical e explodir. Por isso, explodiu uma espinha no nariz e se sentiu aliviado...

 

 

 

 

PARA SER LIDO APENAS EM JUNHO

 

— Vamos usar armas nucleares?

— Não, vamos usar fogos de artifício, agora é Festa de São João...

 

 

 

 

 

[Textos e imagens do microlivro Trégua e paz, 2024]

 

 

OUTROS MICROCONTOS OU MICROPOEMAS

 

 

§

 

Depois de quase 40 anos de trabalho duro, Epaminondas se aposenta. Podia contar no dedo as férias que tirou na vida. Para o noticiário econômico, agora ele se torna a causa dos déficits públicos, o responsável pela inflação e pelo colapso do sistema de saúde. De um bom cidadão, torna-se um problema matemático sem solução para os economistas neoliberais.

 

 

 

 

§

 

O peixe não fala, só ri

ri do peixe que pulou

ri da vida que vivi.

 

 

 

 

POEMA ÚTIL

 

Este poema

mais vinte real

vale uma cerveja

no Mercado Central.

 

 

 

 

§

 

Quando J., conhecido como "o Fará", acessava alguma coisa na internet era muito comum vir a pergunta se ele era um robô. Sem se importar, rapidamente marcava "não sou um robô". Mas, como essa pergunta aparecia muitas vezes, foi sendo mais lento em clicar no "não sou um robô". Agora ele já não marca mais a alternativa. De tanto ser perguntado, ele já não sabe se é ou não um robô. (microconto para um próximo microlivro)

 

 

 

 

novembro, 2014

 

 

Jairo Fará (Jairo Faria Mendes). Escritor, jornalista e professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Autor de Cidadezinha biruta (Literatura infantil, Páginas, 2019), O ovo do minerim (Poesia, Jararaca Books, 2011), Livro de bolso (livro-objeto, 2014), Minas impressas (Literíssima, 2023), Barão de Itararé: o riso é resistência (Literíssima, no prelo), Trégua e paz (microlivro, 2024), Minas são moitas (microlivro, 2023), de peças teatrais, roteiros, exposições de artes plásticas e de poesia visual e várias obras sobre jornalismo.

 

Mais Jairo Fará na Germina

> Poesia

::  revista  ::  uns  ::  outros   ::  poucos  ::  raros  ::  eróticos&pornográficos  ::  links  ::  blog  ::