©beto guedes divulgação
 
 
 
 
 
 


 

A expressão Clássicos refere-se, geralmente, à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético. Clássicos são obras da mais alta qualidade de determinado autor, no sentido exato da palavra. Diz-se da obra ou autor que, pela originalidade, pureza de língua e forma perfeita, se tornou modelo digno de imitação e reproduções futuras. É o tempo "metabolizando" a beleza e inspirando gerações futuras. A obra e o legado de Beto Guedes refletem muito bem esse conjunto; O compositor mineiro reuniu seus maiores clássicos em um DVD de revisitações incontestes e com um time de músicos e arranjos que beiram à perfeição. O show Outros Clássicos, gravado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, é uma experiência emocionante. Seja pela maneira doce e singela com que ele interpreta, seja pela riqueza das harmonias e melodias das canções. De um repertório escolhido via internet, pelos seus fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Com participações especiais de Wagner Tiso (autor dos arranjos), de uma inspiradíssima Daniela Mercury e do acordeonista Célio Balona, Outros Clássicos nos apresenta as canções que ficaram de fora do primeiro DVD de Beto, que comemorou seus 50 anos de vida, e com participações de outros mestres da musica mineira como Lô Borges e Tavinho Moura. O repertório desse DVD é refinado e no palco, além de músicos maravilhosos, destaca-se Ian Guedes, filho de Beto, nas guitarras e violões. Ian se tornou um excelente músico, assim como seu irmão Gabriel, que produziu um trabalho belíssimo sobre a obra do avô, o lendário Godofredo Guedes.

Outros Clássicos tráz de volta a parceria muito bem sucedida entre Beto e o extraordinário maestro Wagner Tiso. Wagner foi arranjador de quase todos os discos de Beto e concebeu para o DVD resultados ainda mais expressivos; Beto e Wagner levaram para o palco uma verdadeira orquestra com sopros, vocais de base e um quarteto de violinos divinamente entrosado, além de um sexteto ‘big band’ de feras já conhecidas (incluindo o jovem Ian Guedes, violões e guitarras) como Cláudio Faria (teclados e vocal), Esdras Ferreira, o Neném (bateria), Adriano Campagnani (baixo) e Augusto Reno (guitarra e violão). Algumas inovações e adaptações na arregimentação que atendem bem à fase atual do cantor que já não tem a mesma extensão vocal de seus 25, 30 anos, mas que não perdeu o toque especial do seu charme, estilo e lirismo.

É o repertório Lado B da carreira de Beto Guedes que é representado com méritos nesse DVD; canções maravilhosas, tanto do inicio de carreira, quanto os álbuns mais recentes como O medo de amar é o medo de ser livre, Olhos de Jade, Quatro (participação especial de Célio Balona — acordeon) Boa sorte, Só primavera, Luz e mistério (Com participação especial de uma afinadíssima e lírica Daniela Mercury), Nêna (lindíssimo instrumental que finalizava o álbum "Viagem das Mãos" de 1985), A página do relâmpago elétrico e Tanto, essas duas do lendário primeiro álbum solo de Beto e arranjadas com maestria genial. Canções que ficam teoricamente esquecidas acabam assim excluídas dos shows e da radiodifusão, mas que no contexto da obra de Beto Guedes, fazem jus ao título do DVD.

Gravado no dia 14 de junho de 2010, no Palácio das Artes, Belo Horizonte; Idealizado e dirigido por Cláudio Rocha e Rogério Brandão e com direção musical de Beto Guedes e Cláudio Faria, Outros Clássicos faz um passeio macio pela obra do autor e por um repertório escolhido a dedo. Logo na abertura, O medo de amar é o medo de ser livre emocionou a platéia que lotava o Palácio das Artes. Este single do álbum Amor de Índio (1978) e com belíssima letra de Fernando Brant tem levada mais leve do que a gravação original, com mais singeleza e interpretada por um Beto mais maduro, confere aqui a beleza e a sensibilidade de um compositor detalhista e caprichoso com sua obra. A não menos bela Olhos de Jade, Rio Doce, gravada originalmente com Joyce, e Boa Sorte seguem a mesma linha dando um tom quase mântrico às interpretações. Algumas canções, mesmo com nova roupagem, não fugiram à beleza de suas gravações originais; é o caso de Quatro, originalmente gravada no maravilhoso álbum "Contos da Lua Vaga", e não perdeu o adereço melódico das violas e violões aço e nos remete a um tempo em que Beto Guedes era um dos mais ousados instrumentistas de sua época. Multi-instrumentista, chegou a participar por diversas vezes da execução de todos os instrumentos em determinadas faixas, além de ser exímio flautista e bandolinista. Só primavera e Tanto seguem a mesma linha, a segunda com belíssimo naipe de cordas e sopros. Na sequência, Vevecos, panelas e canelas, O amor não precisa razão, Balada dos quatrocentos golpes, abusam dos vocais de Renato Guima, Valéria Braga e Mônica Horta. Entrosados e afinados, deram um brilho a mais a essas canções.

A obra de Beto Guedes é um dos maiores patrimônios da MPB Contemporânea e esse último trabalho do mineiro de Montes Claros, de voz mansa e anasalada, amante dos aviões, autodidata e compositor inspirado é uma celebração aos quarenta e três anos de sua carreira. Beto deu os primeiros passos ainda em família, acompanhando o pai, Godofredo Guedes. Trombou com Lô Borges ainda menino nas ruas de Belo Horizonte em cima de um patinete. Aos 17 anos, já dividia o palco com Lô pelos festivais que pautaram a segunda metade da década de 1960. Tocou e participou da confecção de quase todas as faixas do primeiro e famoso álbum "Clube da Esquina", assinado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972, e iniciou carreira solo em 1977 com "A página do relâmpago elétrico", numa explosão de criatividade, com o apoio luxuoso de Flávio Venturini, Vermelho, Hely Rodrigues, Toninho Horta, Ronaldo Bastos (produção), Wagner Tiso, entre outros monstros sagrados da musica brasileira. O DVD Outros Clássicos é um marco na carreira desse compositor e intérprete que já consolidou há tempos a eternidade de sua obra. O bom gosto e o amor pela música popular contemporânea agradecem enternecidos.

 

 

DVD "outros Clássicos" de Beto Guedes

 

Programa:

01 - O MEDO DE AMAR É O MEDO DE SER LIVRE

Autores: Beto Guedes e Fernando Brant

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS)/ 3 PONTAS (Dubas)

           

02 - OLHOS DE JADE

Autores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes

 

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)     

03 - UM SONHO PRA VIVER

Autores: Renato Vasconcelos e Murilo Antunes

Intérprete: Beto Guedes

Editora: 3 PONTAS (Dubas)

           

04 - RIO DOCE

Autores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)

 

05 - QUATRO

Autores: Beto Guedes e Márcio Borges

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / EMI SONGS DO BRASIL          

 

06 - BOA SORTE

Autores: Luiz Guedes,Thomas Roth e Márcio Borges

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI SONGS DO BRASIL / REGA EDIÇÕES MUSICAIS     

 

07 - SÓ PRIMAVERA

Autores: Beto Guedes e Márcio Borges

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / EMI SONGS DO BRASIL          

 

08 - LUZ E MISTÉRIO

Autores: Beto Guedes e Caetano Veloso

Intérprete: Beto Guedes e Daniela Mercury

Editora: EMI (TAPAJÓS) / UNS PROD. ARTISTICAS (WARNER CHAPPELL)

           

09 - MEU NINHO

Autores: Wagner Tiso e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes e Daniela Mercury

Editora: TREM MINEIRO / 3 PONTAS (Dubas)

           

10 - NENA

Autores: Beto Guedes

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS)

           

11 - TUDO EM VOCÊ

Autores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)     

 

12 - A PÁGINA DO RELÂMPAGO ELÉTRICO

Autores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)     

 

13 - TANTO

Autores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)     

 

14 - VEVECO, PANELAS E CANELAS

Autores: Milton Nascimento e Fernando Brant

Intérprete: Beto Guedes

Editora: NASCIMENTO ED. MUSICAIS / 3 PONTAS (Dubas)

           

15 - O AMOR NÃO PRECISA RAZÃO

Autores: Beto Guedes,Ronaldo Bastos e Ricardo Milo

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS) / 3 PONTAS (Dubas)

           

16 - BALADA DOS 400 GOLPES

Autores: Luiz Guedes,Thomas Roth e Márcio Borges

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI SONGS DO BRASIL / REGA ED.MUSICAIS

           

17 – LAGRIMA DE AMOR

Autores: Luiz Guedes e Márcio Borges

Intérprete: Beto Guedes

Editora: EMI (TAPAJÓS)/DIRETO

 

 

Ficha Técnica:

Gravado no dia 14 de junho de 2010

no Palácio das Artes, Belo Horizonte.

 

Idealização e direção: Cláudio Rocha e Rogério Brandão

Direção musical: Beto Guedes e Cláudio Faria

Convidados especiais: Daniela Mercury, Wagner Tiso

e Célio Balona

Arranjos: Wagner Tiso (Boa Sorte, Só Primavera, Luz e

Mistério, Tudo em Você, A Página do Relâmpago Elétrico,

Tanto, Veveco, Panelas e Canelas e O Amor não Precisa

Razão) e Cláudio Faria (Quatro).

 

Banda de Base

Cláudio Faria (teclados e vocal), Esdras Ferreira –

Nenen (bateria), Adriano Campagnani (baixo),

Ian Guedes (guitarra e violão), Augusto Reno

(guitarra e violão).Vocal: Renato Guima, Valéria Braga e Mônica Horta.

Cordas

Vitor Dutra (violino), Edson Queiroz (violino),

Carlos Aleixo (viola) e Firmino Cavazza (Cello).

Sopros

Fabiano Zan (sax/flauta) e Renison Oliveira (trompete)

Coro

Renato Guima, Valéria Braga e Mônica Horta.

 

 

março, 2011

 

 

antonioexpress@hotmail.com