"Eu acho que tudo isso é um ato de fé. Na verdade, tudo é uma coisa só".
Israel Kislansky
 
 

Nascido na cidade de Salvador, na Bahia, e radicado em São Paulo desde 1983, o escultor Israel Kislansky é formado pela Faculdade Santa Marcelina, onde estudou com J. Van Acker e Iole di Natale.

Inicialmente trabalhando como pintor, dedica-se a partir de 1990 à escultura, realizando, a partir de então, exposições, prêmios e obra pública. Destacam-se entre esses, a criação do troféu do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (1998) e a obra Semear (1996), instalada na praça Klaus Walter Zulauf, no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. Em 1999, é convidado a lecionar o curso de A Modelagem do Corpo Humano no Mube (Museu Brasileiro de Escultura).

Desenvolvendo uma didática própria, Israel passa a ser referencial como Mestre na arte de Modelagem do Corpo Humano, e um difusor da Arte Figurativa do Brasil.

Em 2000, passa a ministrar cursos em diversos Estados, entre outros, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Em 2002, inicia trabalhos em gravura em metal, freqüentando o Ateliê de Iole di Natale. Em 2003, cria o Jornal Kyslansky Atelier de Esculturas, publicação semestral, de distribuição gratuita, com circulação no Brasil e nos demais países de Língua Portuguesa — que consiste numa tribuna livre, onde se discute a arte em todos os níveis e de modo não-excludente, afirmando a idéia de que aqueles que trabalham com o suporte tradicional têm também o direito de se mover —, estuda talha em madeira com Rubens Matuck e expõe em Brasília, na Embaixada da Colômbia.

Não poderíamos falar de Israel Kislansky, sem mencionar seu Atelier de Escultura em São Paulo, onde devemos sutilizar nossa percepção para vivenciar o espaço e as obras do escultor. É como se entrássemos numa outra realidade, onde o processo de criação se dá num movimento contínuo de construção, e abrange a impermanência das formas, cores e figuras.

O Atelier, desde a sua concepção em 1997, atende regularmente setenta alunos, entre eles, estudantes e profissionais, os quais buscam no espaço um ambiente de aprimoramento e desenvolvimento nas principais técnicas de esculturas — Modelagem do Corpo Humano, Pedra, Cerâmica e Madeira.

1983
Ingressa aos 17 anos na Faculdade Santa Marcelina (FASM), São Paulo.
Participam de exposições, cursos e eventos: I Encontro de Arte da FASM, II Semana de Arte da FASM, Exposição síntese dos alunos da FASM.

1986
Participa da coletiva de Jovens Artistas Judeus, realizada na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo.

1987
Organiza a VI Semana de Arte da FASM; uma semana dedicada à reflexão e ao aprofundamento do desenho. Durante esta semana participa dos seguintes cursos:
Estrutura da Linguagem Gráfica — Prof. Cloude Loriou
Desenho como base da forma figurativa — Prof. Van Acker
Reflexão sobre o desenho — Prof. Sérgio Lima
Aspectos Técnicos do Desenho — Prof. Rubens Matuck
Freqüenta curso intitulado "Imagem como Conhecimento Sensível", ministrado pelo Prof. Sérgio Lima (artista plástico, poeta e teórico, responsável pela primeira exposição do Movimento Surrealista no Brasil).

1988
Inicia a formação em pintura, escultura e história da arte sob orientação do artista plástico José Antônio Van Acker. Estes cursos se estendem até o final de 1990.
Estuda técnica de pintura a óleo com o pintor, desenhista e gravador Rubens Matuck.
Em dezembro, obtém nota máxima, com distinção, na apresentação de seu projeto de graduação do Bacharelado de Artes Plásticas em pintura, abordando o tema da escravidão no Brasil.

1989
Percorre por um mês várias cidades mineiras, onde estuda o Barroco e o Rococó brasileiros. Esta viagem culmina com a participação no "II Congresso do Barroco no Brasil: Arquitetura e Artes Plásticas", realizado em Ouro Preto, de 25 a 29 de setembro, com a participação de German Bazin.

1992-94
Exposições individuais na galeria de arte da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo.
Trabalha como ilustrador para as editoras "Shalom", revista "A Hebraica", editora "Vozes" e fundação "Phitoervas".

1994
Exposição anexa à "Feira de Artes e Antiguidades do Shopping Iguatemi" , em São Paulo e Campinas.
Exposição individual na casa noturna "A Lanterna", em São Paulo.

1996
A partir desse ano, realiza diversos projetos e obras públicas, entre eles:
Execução de obra pública, intitulada "SEMEAR", instalada na Praça Klaus Walter Zalauf, bairro do Morumbi – SP; Projeto do monumento em homenagem a Prestes Maia (urbanista e ex-prefeito de São Paulo);
A obra "As Três Graças" é selecionada para figurar no acervo do Museu do Palácio dos Bandeirantes, na cidade de São Paulo.

1997
Inauguração do "Kislansky Atelier de Escultura", espaço dedicado a formação de escultores, que reúne diversos artistas, oferecendo cursos e infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de projetos escultóricos. O Atelier criado pelo escultor Kislansky está localizado no centro da capital paulista, na rua tradicionalmente comercial de Pinheiros, Teodoro Sampaio, em um antigo prédio de quatro andares onde trabalham diversos escultores e técnicos, que orientam cerca de setenta artistas pôr mês, entre profissionais e amadores. Inicialmente instalado no último andar, foram gradativamente anexados os andares inferiores do prédio, sempre somando a estes espaços novos escultores que traziam em seus acervos outras linguagens e seus aparatos técnicos. Em pouco tempo, verificou-se que esse espaço tomava o corpo de um pequeno centro de escultura capaz de oferecer a estudantes e profissionais a estrutura necessária para o desenvolvimento de projetos escultóricos. Nos Ateliês são organizados cursos e oficinas especializados nas principais técnicas da escultura (pedra, cerâmica, ferro soldado, fundição em bronze, papier mâché e talha em madeira) além de cursos de história da arte. O aluno tem acesso aos ateliês dos escultores/professores que ficam espalhados pelos diversos andares do prédio. Durante os últimos sete anos, passaram pelos cursos práticos e teóricos, entre cursos regulares e periódicos, cerca de mil estudantes.

1998
Criação do troféu do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

1999
Durante o ano de 1999 é convidado a desenvolver o curso de Modelagem do Corpo Humano no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE).

2000
A partir desse ano, o escultor Israel Kislansky tem conduzido uma série de palestras e workshops em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Aracajú, além de diversas cidades do interior paulista.

2002
Inicia trabalhos calcográficos sob orientação de Iole Di Natali.

2003
Cria o "Jornal Kyslansky Atelier de Esculturas", publicação semestral, de distribuição gratuita, com circulação no Brasil e nos demais países de Língua Portuguesa, que consiste numa tribuna livre, onde se discute a arte em todos os níveis e de modo não-excludente, afirmando a idéia de que aqueles que trabalham com o suporte tradicional têm também o direito de se mover.
Estuda talha em madeira, com Rubens Matuck.
Expõe em Brasília, na Embaixada da Colômbia.

 

 

 

o f i c i n a s   d e   e s c u l t u r a   2 0 0 5

Modelagem do corpo humano
Técnicas de modelagem em argila. A construção do corpo humano. Cabeça, torso, pés, pernas e braços. A figura inteira: proporções, equilíbrio e movimento. Leitura do modelo vivo. Armações e estruturas.

Madeira
Introdução à madeira. Realização do projeto em argila. As ferramentas e a afiação. A talha. Acabamento.

Pedra
Tipos e escolhas das pedras. O ferramental do escultor. Realização e utilização do projeto. Introdução à talha através da pedra sabão. Técnicas de transferência. O mármore.

Cerâmica
Técnicas tradicionais de modelagem em argila. Ocagem. Preparação para queima. Engobes e ácidos.

Rua Teodoro Sampaio, 855, conj. 1B, Pinheiros
05405-050  -  São Paulo - SP
Tel.: 11 3062 5323

i.kislansky@ig.com.br

atelierkislansky@uol.com.br

 

 

 

 

 

o f i c i n a s   f o r a 

d a   c i d a d e   d e   S ã o  P a u l o

 

Contato

Tel.: 11 3062 5323

 

i.kislansky@ig.com.br

atelierkislansky@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

c u r s o   d e   f é r i a s  2 0 0 5

 

São Paulo

Janeiro e Fevereiro

 

Veja aqui.

 

 

 

 

 

J o r n a l   K i s l a n s k y  

A t e l i e r   d e   E s c u l t u r a

Publicação Semestral — Distribuição gratuita

 

 

Editor

Israel Kislansky

 

Editor de Arte

Fernando Valdetaro

 

Revisora

Jade Percassi

 

Jornalista responsável

Paulo Oliveira —  Mtb 21.593

 

Assinatura, sugestões, informações, apoio e anúncios

telefone: 11 3062 5323

atelierkislansky@uol.com.br

 

 

O primeiro  e o segundo número do jornal estão disponíveis em kislanskyatelierdeescultura.kit.net