História da Minha Fuga das Prisões de Veneza, de Giacomo Casanova
[Trad. José Miranda Justo]

 

 

Nova Alexandria lança romance inédito de Casanova

 

Com estilo vigoroso, história autobiográfica relata a prisão e fuga do autor acusado pela inquisição por práticas ocultistas e vida dissoluta.

 

A editora Nova Alexandria está lançando, pela primeira vez no Brasil, o grande romance de Giacomo Casanova que retrata sua famosa fuga da prisão do Palácio dos Doges de Veneza. A tradução de José Miranda Justo foi feita diretamente do original em francês. Com o título de História da Minha Fuga das Prisões de Veneza, a obra autobiográfica foi escrita com o intuito de agradar e divertir o leitor, como o próprio autor revela no prólogo. Redigido por Casanova trinta e um anos após o ocorrido, quando ele já vivia na Bohemia, o livro tem estilo vigoroso e é repleto de autoironia.

 

O romance relata toda a história da prisão em 1775 até a fuga no ano seguinte. O autor foi acusado de práticas ocultistas, de possuir livros proibidos e de levar uma vida dissoluta. Assim, ele foi condenado pela inquisição veneziana e encerrado nos Chumbos, uma segura prisão anexa ao Palácio dos Doges. No começo, ele pensou que se tratasse de um equívoco, mas como nada acontecia, começou a ficar preocupado, pois as condições da prisão eram desumanas. A grande fuga, assim, começa a ser planejada. Casanova passa por todos os percalços e reviravoltas presentes nos melhores romances até alcançar sua liberdade.

 

No prólogo do livro, Casanova explica por que resolveu contar a história de sua fuga: "A razão que me obriga a escrevê-la é a de aliviar-me do castigo de a recitar todas as vezes que pessoas dignas de respeito ou de minha amizade exigem ou me pedem que lhes conceda esse prazer. Cem vezes me aconteceu sentir, após a narrativa desta história, alguma alteração de saúde causada ou pela forte recordação da triste aventura ou pela fadiga suportada pelos meus órgãos postos no dever de pormenorizar as respectivas circunstâncias".

 

A edição da Nova Alexandria traz na capa a pintura San Giorgio Maggiore Venice, de Antonieta Brandeis (1849-1910).

 

 

Quem foi Giacomo Casanova

Nascido em Veneza, Giacomo Casanova  (1725-1798) é filho de uma jovem atriz e foi criado pela avó. Estudou na Universidade de Pádua. Tentou as carreiras eclesiástica e militar, mas desistiu de ambas. Depois, passou a frequentar a nobreza de Veneza, contando com a ajuda de mecenas. Conhecido como sedutor, ele tinha uma vida desregrada e ficou famoso pelas inúmeras aventuras amorosas. Uma aura mágica envolveu toda a sua vida de debochado, libertino, coleccionador de mulheres e escroque.

 

Casanova foi soldado, violinista, jogador, diplomata, ocultista, charlatão e escritor. Após a fuga da prisão, ele foi para Munique. A partir daí, deu início a uma série de viagens por toda a Europa e chegou a frequentar as cortes de Frederico, o Grande, da Prússia e de Catarina, a Grande, da Rússia. A fama de suas aventuras espalhou-se por todo o continente, fazendo com que se tornasse uma verdadeira lenda. Já idoso, em 1788, foi nomeado bibliotecário do conde de Waldstein-Wartenberg e passou a residir no castelo de Dux na Bohemia (atual República Tcheca).

 

 

O escritor Casanova

Casanova se dedicou às letras e chegou a traduzir clássicos da literatura mundial, como a Ilíada. Também escreveu poesia, libretos de ópera, peças de teatro, tratados de matemática e de filologia. Suas memórias, Mémoires écrits par lui-même, (com cerca de três mil páginas) são consideradas um dos documentos mais importantes do século xviii, por captar o espírito de seu tempo. Considerado ainda por alguns como um dos precursores da ficção científica, publicou em 1788 a narrativa Icosameron ou histoire d'Édouard e d'Isabel, que anteciparia a literatura fantástica de H.G. Wells e Júlio Verne.

 

 

História da minha fuga das prisões de Veneza, de Giacomo Casanova

[Trad. José Miranda Justo]

Número de páginas: 176

Formato: 16 x 23 cm, com capa dura

Preço:  R$ 56,00

ISBN: 978-85-7492-344-4

Nova Alexandria

http://www.novaalexandria.com.br

Tel.: (11) 2215-6252