De olho na morte e antes, de Fernando Fortes

 

 

Editado pela Ateliê, este volume, com 488 páginas, contém a poesia quase completa do poeta, contista e romancista Fernando Fortes.

 

Como sugere o título, o volume reúne livros publicados antes de De olho na morte, inédito até o momento. Em qualquer página desta obra o leitor perceberá a força de um poeta tão vibrante quanto revelador. Quando jovem, Fernando Fortes foi convidado por Mário Faustino para colaborar no "Suplemento Dominical" do Jornal do Brasil. Depois, cada vez mais admirado por extenso espectro de leitores, recebeu prêmios no Brasil e publicou poemas no exterior. Sua poesia funda-se em amplo acervo técnico e em fina sensibilidade para os grandes temas da existência. Apegado à dinâmica das formas, domina com a mesma maestria o verso livre e o tradicional, acompanhando comsingularidade os grandes momentos da poesia no século XX, tanto no Brasil quanto nas Américas e na Europa.

 

Muito afeiçoado ao livro de Fernando Fortes, Ferreira Gullar escreveu a quarta capa de De olho na morte e antes. Nesse curto, mas convincente texto, afirma o grande poeta: "[Fernando Fortes] fala-nos de alguém que já viveu uma longa vida, que experimentou as alegrias e sofrimentos por que todos passamos, de uma maneira ou de outra". Referindo-se ao tema da morte como sinal de perda, uma das tópicas recorrentes nos poemas do livro, Gullar acrescenta: "Alguns deles nos falam dolorosamente dessa perda, enquanto outros, ainda que versando temas diversos, trazem a marca dessa dor presente. Isso não impede, porém, que ele consiga nos comover também com os achados poéticos, nascidos do domínio do verso e da palavra, que foi sempre uma qualidade sua. Como poeta que é, realiza a alquimia que transforma a dor em alegria".

 

Por si só, esse depoimento seria suficiente para confirmar a qualidade da poesia de Fernando Fortes. Mas há outras razões para que o leitor se envolva com este livro, entre as quais se podem destacar não só a densidade semântica, mas também a habilidade formal com que os poemas são elaborados.

 

 

Sobre o autor
Fernando Fortes
nasceu em 1936, no Rio de Janeiro, tendo exercido a profissão de médico psicanalista por mais de trinta anos. Publicou extensamente pelas editoras mais conceituadas do país.

 

De olho na morte e antes, de Fernando Fortes
ISBN 978-85-7480-594-8
18 x 25 cm, 488 págs., capa dura
R$ 80,00

 

Assessoria de Imprensa
Sintaxe Comunicação
João Luiz Marques
jlmarques@sintaxe.com.br
Tel.: 911) 3562-8001  |  99191-7930

 

Divulgação
Miriam Barbosa de Oliveira
miriam@atelie.com.br
Tel.: (11) 99245-1828

 

www.atelie.com.br
Para comprar, clique aqui.
blog.atelie.com.br
Twitter: @atelieeditorial