No coração da boca
de Vera Lúcia de Oliveira

 

 

Segundo o poeta Donizete Galvão, "entrar no mundo poético de Vera Lúcia de Oliveira é descobrir que ela sente com delicadeza e profundidade. No cerne da palavra, pulsa o coração do poeta cheio de compaixão e ternura pelas vidas minúsculas. Seu ouvido está sempre atento para registrar aquilo que está prestes a perecer. As pequenas histórias, as recordações da infância e as falas do cotidiano são captadas, elaboradas e ganham expressividade máxima em versos concisos límpidos e despojados.

 

A sua poesia nunca soa estridente, é sempre dita a sotto voce. Ela abre mão de adornos que possam desviar a atenção, para concentrar-se no que há de mais essencial: o lugar do ser humano em um mundo em que parece não haver mais lugar para ele.

 

Em No Coração da Boca, Vera Lúcia traça, com rigor e sutileza, uma crônica bem arquitetada das vidas arruinadas, dos sobreviventes, dos desamparados pela sorte. São retratos 3 x 4, fragmentos desse desastre social brasileiro. Fala dessa gente que 'deseja tanta coisa', mas 'tudo vai passando por cima'. Gente que deseja o que não pode desejar. Coerente com seu projeto, foge da idealização da infância ou da vida do interior. Mesmo nos momentos de alegria, há uma dor calada nas entrelinhas".

 

"Vera Lúcia de Oliveira constrói, desconstrói e reconstrói: tece, destece e retece o tecido da vida. A sua delicada matéria se enraíza no que a existência tem de mais oculto ou esquivo. Nenhuma  transcendência ampara os seus versos ― os versos de um lirismo coagulado que transgride conceituadas medidas para, numa desconstrução aparente, impor uma verdade que punge e incomoda". - Lêdo Ivo, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras

 

Vera Lúcia de Oliveira nasceu em Cândido Mota e cresceu em Assis, no Estado de São Paulo. Desde 1983, vive na Itália, onde ensina Literatura Portuguesa e Brasileira na Università degli Studi di Lecce. Formou-se em Letras pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), em 1981, e em Línguas e Literaturas Estrangeiras, em 1991, pela Università degli Studi di Perugia, na Itália. Neste mesmo país, obteve o doutorado, em 1997, pela Università degili Studi di Palermo. Recebeu em 2005, o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras com o livro A chuva nos ruídos, publicado pela Escrituras, uma antologia que reúne poemas de cinco livros, quatro dos quais publicados em edição bilíngüe, na Itália. A autora, que escreve tanto em português como em italiano, recebeu também outros prêmios nacionais de poesia e seus poemas foram traduzidos e publicados em várias antologias no Brasil, Itália, Estados Unidos, Espanha e Portugal. Tradutora e divulgadora da literatura brasileira na Itália, organizou antologias de vários poetas, entre os quais Lêdo Ivo e Carlos Nejar. Publicou os seguintes livros: A porta range no fim do corredor (poesia), São Paulo, 1983 (Prêmio de Poesia Scortecci, São Paulo, 1982); Geografia d'ombra (poesia), Fonèma Venezia, 1989; Pedaços / Pezzi (poesia), Etruria, Cortona, 1992; Tempo de doer / Tempo di soffrire (poesia), Pellicani, Roma, 1998; La guarigione (poesia), La Fenice, Senigallia, 2000 (Prêmio Nacional de Poesia de Senigallia, Itália, 2000); Uccelli convulsi (poesia), Manni, Lecce, 2001 (Prêmio Nacional de Poesia Gino Perrone, Itália, 2000); Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro (ensaio), Ed. da Unesp e Edifurb, São Paulo, 2002; No coração da boca / Nel cuore della parola (poesia), Adriatica, Bari, 2003; A chuva nos ruídos (antologia poética), Escrituras, 2004, São Paulo (Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, 2005); Verrà l'anno (poesia), Fara, Santarcangelo di Romagna, 2005 (Prêmio de Poesia "Popoli in cammino", 2005, Itália); Storie nella storia: le parabole di Guimarães Rosa (ensaio), Pensa, Lecce, 2005. Recebeu, em 2006, do Ministério da Educação, o "Prêmio Literatura para Todos", na categoria de poesia, com o livro inédito Entre as junturas dos ossos, que será publicado pelo MEC.

 


Título: No Coração da Boca
Autora: Vera Lúcia de Oliveira
Apresentação: Lêdo Ivo
Orelhas: Donizete Galvão
Gênero: Poesia
ISBN: 85-7531-202-2
Formato: brochura, 15 x 15 cm
Páginas: 80
Peso: 100 g
Preço: R$ 16,00
Escrituras Editora

 

Carmen Barreto
imprensa@escrituras.com.br
Assessoria de Imprensa
Escrituras Editora
www.escrituras.com.br
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo-SP
(11) 5082-4190