©andi galdi vinko
 
 
 
 
 
 
 
 

[Alice e Márcio via Messenger]

 

 

(Márcio MC) Oi, gatona...  Tudo bem?

(Alice) Oi, Márcio. Como vai?

(Márcio MC) Saudadona, moça... Faz tempo que a gente não se vê... Que me conta?

(Alice) Só correria. Trabalho, universidade. Estou fazendo um curso de literatura russa como aluna especial. Tenho que ler vários livros, fazer um pré-projeto. Não escrevi uma linha. Tô enrolada.

(Márcio MC) O professor não vai te ajudar nisso?

(Alice) Ele dá umas dicas, orienta, mas quer que eu faça a coisa por mim mesma.

(Márcio MC) Hum. E no terreno sentimental? Tudo tranquilo?

(Alice) Igual. Rotina. Mais do mesmo.

(Márcio MC) Rotina pode ser confortável ou pode ser uma tortura. Qual é o problema?

(Alice) Falta de comunicação, falta de gentileza, distanciamento. Coisas que vão pesando.

(Márcio MC) Imagino. Tem homem que não aprende que a mulher precisa de carinho sempre, de apoio, uma palavra meiga, um abraço.  Ainda mais vivendo com ela. É incrível um professor dessa idade não ter essa percepção. Se quiser conversar a respeito, pode contar comigo.

(Alice) No momento está complicadinho.

(Márcio MC) Mas eu estou aqui, você sabe. Deixa te perguntar uma coisa. O seu "jardim suspenso" continua florido?

(Alice) Claro. O professor é fetichista. Tarado por pelo pubiano.

(Márcio MC) Não tenho nada contra. O que é natural, é belo. Tem certeza que você não quer conversar? Saudade dos nossos beijos...

(Alice) Como eu disse, está complicado. Tenho que planejar meus passos.

(Márcio MC) Desculpa, não quero ser inconveniente, mas... você está com alguém "fixo"?

(Alice) Sim. Discretamente fixado. Não oficialmente. Em aberto.

 

(Márcio MC) Que inveja... Também quero... Você não deixa de viver, né?

(Alice) Aproveito do meu jeito. Discretamente. Enquanto vou pensando nas coisas.

(Márcio MC) Olha, se quiser conversar, posso fazer um check-up dessa situação pra você. Todo impasse tem fatores reais e imaginários. Você me conta os fatores, e eu digo quais são reais e quais não são. Aí você age, eliminando os fatores reais e retomando o controle. O importante é ser fiel a si mesma, achar o seu centro, priorizar os seus desejos e necessidades. Estou aqui, tá? Pode abusar...

 

(Alice) Obrigada. Tenho que ficar quieta e ver como as coisas se desenrolam.

 

(Márcio MC) Não quer mesmo dar uma volta? Saudadinha...

(Alice) Aquela noite foi delicinha, mas ficou tarde. Assim de bate-pronto não dá certo. Tem que planejar.

(Márcio MC) Vem pra cá, eu pago o táxi. Vamos falar de literatura russa, Alicinha. Dostoievski, Tolstoi, Gogol, Tchecov... São todos meus camaradas!

(Alice) Vamos deixar pra outro dia. Podemos marcar algo no mês que vem, vou estar mais tranquila. Prometo ser legal com você.

(Márcio MC) Você vai me dar um toque?

(Alice) Você tem meu whats. O cavalheiro tem que me procurar.

(Márcio MC) Yes, lady! Mas olha, o carnaval tá chegando. Que tal a gente aproveitar um dia?

(Alice) Acho que vou ver um bloco, mas vou com um casal de amigos gays. Eles estão fazendo o curso de literatura comigo. São amigos do professor.

(Márcio MC) Entendi. São os eternos "guardinhas" do jardim suspenso. É, você sempre foi a musa dos gays. Tem um cortejo de gustavinhos, marcelinhos e prisciletes. Bom, estou por aqui. Pode desabafar comigo quando quiser. Se pintar uma brecha, me encaixa.

(Alice) "Brecha"?  Que feio...

(Márcio MC) Ha ha ha... brecha no seu coração, quero dizer. Eu estou na fila... Morrendo de saudade. Te cuida, linda. Beijos!

(Alice) Beijo. Adorei que você deu sinal de vida.

 

 

abril, 2019

 

 

 

Luiz Roberto Guedes, poeta, escritor, tradutor, letrista e publicitário. Nasceu e vive em São Paulo. Publicou Calendário Lunático/Erotografia de Ana K, poemário bilíngue, português/italiano (2000), Minima Immoralia / Dirty Limerix (2007), a novela histórica O mamaluco voador (2006), e a coletânea de contos eróticos Alguém para amar no fim de semana (Editora Annablume, 2010). Organizou Paixão por São Paulo, antologia poética paulistana (2004), com 72 poetas, de 1921 a 2003. É autor de vários livros juvenis, como Lobo lobão lobisomem (1997), Treze Noites de Terror (2002), Armadilha para lobisomem (2005), O caçador do arco-íris (2007), e Meu Mestre de História Sobrenatural (2008), obra selecionada pelo Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Suas obras Treze Noites de Terror e O Livro das Mákinas Malukas foram adotados pelo MEC dentro do PNBE — Programa Nacional Biblioteca na Escola. Ganhou o Prêmio Escriba de Contos (1997), Prêmio de Poesia Lilia Pereira da Silva (1999), Prêmio de Poesia Helena Kolody (2001) e o Prêmio Nacional de Contos de Ficção-Científica (2007) da revista SCARIUM. Letrista sob o pseudônimo de Paulo Flexa, tem parcerias com os compositores Luiz Guedes & Thomas Roth, Beto Guedes, César Rossini, Madan, entre outros.

 

Mais Luiz Roberto Guedes na Germina

> Poesia

> Conto

> A Genética da Coisa