Vagões do tipo gôndola na antiga Estação Ferroviária da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Valinhos/SP, 2014. Atualmente, nessa antiga estação, funciona o Museu Municipal "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto".

 

 

 

 

 

 

Os amarelinhos do transporte: trem da empresa MRS Logística S.A. e o posto de combustível da empresa Ipiranga, localizado na Rodovia dos Andradas. Valinhos/SP, 2015.

 

 

 

 

Passado e presente: Trem da empresa MRS Logística S.A. e, à direita, a primitiva Estação Ferroviária da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, inaugurada em 31 março de 1872. Valinhos/SP, 2016. Valinhos é uma das poucas cidades do interior de São Paulo que ainda possui as edificações das duas estações ferroviárias preservadas.

 

 

 

 

Detalhes da fachada do prédio contendo a sigla CP (Companhia Paulista) referente à empresa Companhia Paulista de Estradas de Ferro na primitiva Estação Ferroviária de Valinhos, inaugurada em 31 de março de 1872. Valinhos/SP, 2016. Abaixo da fachada, nota-se a data de 1915, quando a primitiva estação foi convertida em residência do chefe da estação.

 

 

 

 

Quando as vias rodoviárias e ferroviárias se cruzam e um trem da empresa MRS Logística S.A.

sobre o viaduto Laudo Natel. Valinhos/SP, 2015.

 

 

 

 

Reflexo de um trem da empresa MRS Logística S.A. na água. Valinhos/SP, 2016.

 

 

 

 

Um trilho de trem visto pelo furo existente na alma de outro trilho. A alma é a parte central do trilho, localizada entre o patim e o boleto. Valinhos/SP, 2016. Esses furos são utilizados para que possam ser instaladas as talas de junção, fazendo a união dos trilhos.

 

 

 

 

Alguns trilhos ferroviários encontrados na cidade de Valinhos, SP com suas inscrições indicando

a data e o nome do fabricante. De cima para baixo:

A inglesa The Moss Bay Hematite Iron & Steel Company (1881-1915), com sede na cidade

de Workington - Inglaterra, fabricado em 1896.

A americana U.S. Steel (1901 – presente), com sede em Manhattan - USA, fabricado em 1933.

Nota-se os dizeres "CARNEGIE" se referindo a Andrew Carnegie, empresário e filantropo fundador da Carnegie Steel Corporation, em 1889, empresa esta que, anos depois, em 1901, foi comprada pela U.S. Steel. Andrew Carnegie é considerado um dos homens mais ricos de toda a história e construtor da famosa casa de shows de Nova Iorque chamada Carnegie Hall.

E, por último, a Americana The Delaware, Lackawanna & Western Railroad Company- DL&W or Lackawanna Railroad (1851-1960), com sede em Nova Iorque - USA, fabricado em 1946.