©julie asdurian

 

 

 

 

Destino: Circo é um livro no qual fotografia e texto refletem o cotidiano e os bastidores do circo, revelando, com sensibilidade e delicadeza, o modo de andar/viver dos circenses. Ele nasceu de um projeto construído pela parceria da fotógrafa Julie Asdurian, da escritora Viviane Burger e da produtora Nicole Zeghbi, que percorreram a trajetória e os bastidores de sete circos itinerantes — de variedades e os chamados "circo-teatro". As trupes, ao longo de sua trajetória, têm Curitiba como um ponto em comum, uma referência.

 

"O grande desafio do projeto foi retratar a realidade, o dia a dia das pessoas, sem perder a naturalidade do momento", explica Julie Asdurian.

 

A experiência, de acordo com Viviane Burger, foi riquíssima. "Esses grupos reforçam a importância da arte, o respeito pela tradição e pelos antepassados, a força e a unidade da família, além de valores como o acolhimento e o respeito", comenta.

 

A combinação entre texto e imagem é um dos grandes diferenciais do projeto.  "Apontaria como outro diferencial desse projeto a desmitificação do dia a dia das trupes, além do fato de revelar que ainda existem muitos circos itinerantes no país", observa Nicole.

 

 

 

 

 

 

 

©julie asdurian