Fumaça do prisioneiro | Antonio Dias | Óleo e látex sobre madeira | 120,6x93,3x6,8 cm

Coleção MAC/USP | São Paulo | SP | Brasil | 1964

 

 

A TARDE

 

imagem reflete, em trechos

que lembra a vida de volta

com o vermelho desejo, antes da lua

chegar

   

 

 

Orientações (detalhe) | Rafael Perpétuo | Nanquim sobre papel

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 2007

 

 

REVERSO

 

um chapéu sem plumas

desmancha no ar

 

até o revólver tem o seu reverso

sob o compasso da tinta

 

o que range os dentes são as cores perdidas no horizonte

   

 

 

Sem título | Fernando Pacheco | Série Animais Domésticos | Óleo e grafite sobre cartão

com cortes | 38x56 cm | Coleção particular | BH | MG | Brasil | 2002

 

 

ANIMAL DOMÉSTICO I

 

o pássaro

o canto

o quarto

o espelho

a máquina de lavar

pra preparar

teu corpo

 

desce a calcinha preta

vai

   

 

 

Sem título | Fernando Pacheco | Série Animais Domésticos | Óleo e grafite sobre cartão

com cortes | 38x56 cm | Coleção particular | BH | MG | Brasil | 2002

 

 

ANIMAL DOMÉSTICO II

 

Cão de guarda. Sensual.

As pernas de meias de seda. Seu desejo está ali.

Roendo por fora. A mordida na pele estica.

 

Mona Lisa coberta de suor é o máximo escorrendo pro chão.  

 

 

 

Sem título | Amilcar de Castro | Aço, corte e dobra | 54x54x12 cm

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | Década de 1960

 

 

PARA AMILCAR

 

vemos curvas:

a chapa

a dobra

a hora

 

a rua corta

cheia de sombras

 

mancha o espelho

salta a janela

 

a luz da manhã

no centro

marcha

   

 

 

Ruptura (Série A Pedra da Melancolia) | Miguel Gontijo | Acrílica sobre MDF |

100x83 cm | Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 2004

 

 

 

ULISSES

 

o velho acorda o cão

que sabe a chave da porta

 

a língua do velho na língua do cão

e tudo foi breve com pausa no curso das letras   

 

 

 

Sem título | José Alberto Nemer | Aquarela sobre papel | 150x110 cm

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 2002

 

 

REPOUSO

 

Em Belo Horizonte

chuva e sol

celebram.

 

Da profecia.

Bebem os diários.

 

Ficará em pé no esquecimento:

metade da sombra adormece desacreditada.  

 

 

Sonho | Roberto Magalhães | Nanquim e ecoline

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 2000

 

 

 

A ROTA

 

A canção da roda. A canção do remo.

A rota da roda. A rota do remo.

 

O silêncio do padre. O silêncio do papa.

O padre. A rota. O papa. A rota.

 

O salto do rato. O salto da bola.

Há salto. Aqui. Há salto. Ali.

 

Do mar da lua nasce um olhar.

 

 

 

Asa 2 | Marcos Venuto | Técnica mista | 20x20 cm

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 1999

 

 

PAVIO II

 

toda cidade escuta

o estrondo: o canhão

 

rastilho branco

no campinho vermelho

 

explosiva

vibrante

naquela tarde de verão

 

sigo o caminho da pólvora

 

 

 

Sem título | Miguel Aun | Fotografia

Coleção particular | Belo Horizonte | MG | Brasil | 1989

 

 

 

DIANTE DENTRO

 

O espírito do tempo:

— Que o espaço do poema, uma operação.

 

— Olha para si e para nós.

 
 
abril, 2013
 
 
 

 

José Aloise Bahia (Belo Horizonte/MG). Jornalista, escritor, pesquisador, ensaísta, colecionador e crítico de artes plásticas e literatura. Estudou Economia (UFMG). Graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Jornalismo Contemporâneo (UNI-BH). Primeiro lugar na I Mostra de Videopoema Londrix 2012, VIII Festival Literário de Londrina/PR, com o videopoema Distorção. Autor de Pavios curtos (Belo Horizonte: Anomelivros, 2004). Participa, dentre outras, das antologias O achamento de Portugal (Lisboa: Fundação Camões/Belo Horizonte: Anomelivros, 2005) e H2HORAS (São Paulo: Cronópios/Dulcinéia Catadora, 2010), dos livros Pequenos milagres e outras histórias (Belo Horizonte: Grupo Galpão, Editoras Autêntica e PUC-Minas, 2007), Folhas verdes (Belo Horizonte: Edições A Tela e o Texto, FALE/UFMG, 2008), Poemas que latem ao coração! (São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2009) e Rodrigo de Souza Leão: tudo vai ficar da cor que você quiser (Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 2011).

 

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