Conversando com Lygia (Topbooks Editora), de Dilma Bittencourt, é um livro para se ler e reler. É livro instigante tanto por sua forma e conteúdo quanto pela capa e o projeto gráfico de Miriam Lerner. Dialogam em perfeita harmonia. E, ao mesmo tempo em que nos diverte, compartilha reflexões várias, além de despertar a curiosidade sobre a obra de Lygia Bojunga. Uma paixão da autora que lhe possibilitou puxar os fios, ecos e sentimentos nesse seu trabalho, junto a outros autores como Homero, Mario Vargas Llosa, Roland Barthes, Ítalo Calvino, Dostoievski, os Irmãos Grimm, Adélia Prado, Mario Quintana, José Castello, Laura Sandroni para só citar alguns, assim como à música, pintura, ópera e filmes.

Em cada palavra de emoção, reflexão e criatividade, Dilma transpira essa paixão pela Arte. Sente na alma e na carne os personagens de Lygia. Conversa com a autora, brinca com seus personagens em cartas, resenhas, bilhetes, etc. no mundo que cria, o de Itaca do séc. XII a.C., e nos faz refletir sobre o que diz no início de seu livro: "A Arte nos transforma: somos devedores do que vemos, ouvimos e lemos. E credores do que descobrimos".  

E cada descoberta é uma nova descoberta, é o que nos tenta passar a autora. O Devir... A perenidade na mudança. O estado do não limite e da não fronteira. O tudo e o nada.  A vida e a morte. Juntos. Passado, presente e futuro. A Arte enquanto ARTE DO MUNDO. Que complementa e enriquece, dilui preconceitos, observações estereotipadas, certezas absolutas. Sempre com acréscimo, como todo bom encontro com a vida deve ser. Em tempo atemporal, afinal, como bem afirma Dilma "o tempo não tem pressa. Ele cultua o silêncio, se delicia no vazio, dá asas à expectativa e adormece".

Conversando com Lygia é esse encontro imperdível que Dilma Bittencourt nos oferece em original escrita fragmentada que nos (tele) transporta em possibilidades de leituras verticais. Num mergulho mágico, o mito de Ulisses, rei de Itaca, e sua mulher Penélope se comunicam, em site na Grécia Antiga, com os personagens de Lygia e de Dilma. E, através do blog www.cartasresenhasbilhetes.etc, os leitores-apreciadores de Lygia falam sobre seus livros e trocam ideias sobre a literatura em geral, a arte, a vida.

 

 

___________________________________

 

O livro: Dilma Bittencourt. Conversando com Lygia

www.cartasresenhasbilhetes, etc. Rio de Janeiro: Topbooks, 2012, 108 págs.

Para comprar, clique aqui.

___________________________________

 

 

 

 

 

dezembro, 2012

 

 

 

 

 

Rosane Villela (Rio de Janeiro/RJ, 1953). Escritora, graduada em Letras, em 1976 (PUC-RJ). Autora de Navalha no verso (Rio de Janeiro: 7Letras, 2000); Apanhando a lua... (Rio de Janeiro: Paulinas, 2008), primeiro livro para o público infantojuvenil, escolhido para os catálogos das Feiras de Bologna, em 2009, e de Frankfurt, em 2010; e Menina-menina, princesa de lama... (Rio de Janeiro: Paulinas, 2011). É uma das fundadoras do "Letra Falante", grupo de discussão literária de literatura infantil e juvenil. Em 2009, homenageou Elias José no Congresso de Leitura do Brasil (Cole), na Unicamp. Tem textos publicados em vários sites, revistas, jornais e em seu blogue [www.rosanevillela.blog.uol.com.br].
 
Mais Rosane Villela em Germina