Piet Mondrian | 1928 | Composição com Vermelho, Amarelo e Azul | Óleo sobre tela | 42,2x45 cm

Ludwigshafen do Reno | Wilhelm-Hack-Museum | Alemanha

 
 
 
 
 
 

                                                                                                                                        Ao Gonzaguinha


 

O poema

 

 

 

                                                                                                         pelo sim

                                                                     não digo já

                                   não

                   tal como

                                                                                                         pelo não

                                                                                                         nem digo

                                                                            sim

 

                                                              (que cante a sereia)

 

                                   que o tempo que aguardou

 

                   tanto a si mesma

                   pra gravar na história

                   nas moedas

                   no mercado, ao fim

 

                                                       (no câmbio do amor também)

 

                                   fica-se em silêncio

                                                                            não

                                                                   (tanto quanto)

                                                                        

                                                                                                           sim

                                                                           (enfim)

 

                   até que o estreito caminho

                                   no amor

                                                                  cante sua vitória

 

 

 

 

Razão

 

Mesmo tendo me dedicado por muitos anos ao estudo e ao ensino da poesia (na disciplina, sobretudo, de Teoria da Literatura), considero tarefa difícil, senão que também talvez inglória, apresentar fundamentos (alguns/quaisquer) acerca da criação de um poema próprio. Afinal, ao leitor é que cabe sempre a última palavra em termos de produção de sentidos. Os discursos críticos, sem dúvida, podem intervir, mas não — a priori — excluir possibilidades sempre inerentes e múltiplas de leitura...

Como o espaço aqui é curto, melhor irmos diretamente ao poema.

"Colunas de Hércules" motivou-se numa temática lírico-amorosa com a pretensão de correlacionar os "jogos de sedução" a certo espírito de "monetarização" no amor. Donde o design, em planta baixa no poema, de um cifrão — originado, como bem se deve saber, do símbolo gravado nas moedas de comércio entre Ocidente e Oriente, representando o estreito de Gibraltar e as correntes marítimas que o medeiam.

A forma originária, em versos lineares, é a de um falso soneto em redondilhas maiores e menores. Daí, o ritmo musical popular sugerido por canções de Gonzaguinha, a quem o poema é dedicado.

Passa-se desse ponto, no entanto, para uma (de)composição serial, partindo-se o poema em quatro blocos verticais e quatro horizontais, com a intenção de permitir a sua leitura em qualquer sentido geométrico, sem "travamento" em qualquer palavra ou verso, como se pudessem representar uma "chave de ouro".

Resumindo esse brevíssimo comentário: "Colunas de Hércules" é uma proposta (a ser melhor desenvolvida em ambiente multimídia) de composição "interlinguagens", com forte acento intertextual.

Mais do que isso, por enquanto, não é possível aqui dizer acerca do poema. Mas agradeço a honra, o privilégio e o prazer de poder participar desta excelente proposta de intervenção artístico-literária.

 

junho, 2010
 
 
 
 
Helton Gonçalves de Souza (Belo Horizonte/MG). Escritor, ensaísta e pesquisador. Doutor e Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC Minas), Pós-doutor em Letras Vernáculas (UFRJ) e Pós-doutor em Outras Letras Vernáculas (UFF). Professor de graduação e pós-graduação em diversas universidades. Tem vários livros publicados, como Palavra: carvão na água (1997), Prosas mudas (1982), Amor ao molho de aguapés (1995) e Dialogramas concretos: uma leitura comparativa das poéticas de João Cabral de Melo Neto e Augusto de Campos (2004). Participa da antologia O achamento de Portugal (2005). Idealizador e apresentador do programa de entrevistas televisivas Vereda Literária, de janeiro de 1996 a dezembro de 2006, exibido nas TV Cultura de São Paulo, Rede Minas de Televisão, TV Top Cultura de Ouro Preto e TV Universitária de Belo Horizonte. Atualmente, o poeta é também diretor e editor da Veredas & Cenários — Educação, arte e cultura.