O tucanuçu (Ramphastos toco) faz seu ninho nas cavidades das árvores, mas pode

aproveitar outro ninho abandonado de um pica-pau-do-campo, num grande cupinzeiro terrestre.

O tucanuçu é o maior e mais conhecido dos tucanos brasileiros. É monogâmico territorialista.

 

 

 

 
 
 

 

 

 

A POMBA E A FORMIGA

 

Numa fonte cristalina, uma pomba sacia a sede, quando vê uma formiga, caída na água. Para a formiga, aquele fio de água era um vasto oceano e a pobre lutava para chegar à margem da fonte.

A pomba, penalizada da má sorte da formiga, lançou-lhe um raminho — agarrado a ele, a formiga chegou até a margem sã e salva.

Pouco depois, a formiga viu um caçador chegar, de mansinho, em seus pés descalços. Em silêncio, o caçador pôs uma seta na sua besta e se preparava para dispará-la contra a pomba a apenas alguns passos distante de si. Já imaginando a pomba como sua ceia do dia, o caçador apontou a arma para ela; naquele instante, a formiga lhe picou o calcanhar. O caçador, ao sentir a dor se desconcentrou e errou o tiro. A pomba o censurou e saiu a voar. Voou também a imagem da ceia da cabeça do caçador.

 

 

Ao contrário das garças, que nidificam em colônias, os tuiuiús (Jabiru mycteria) fazem seus ninhos no alto das grandes árvores, isoladamente.  Ave-símbolo do Pantanal mato-grossense, pertence à família das cegonhas, alimenta-se de peixes e insetos.

 

 

O CORVO QUE QUIS IMITAR A ÁGUIA

 

A Ave de Júpiter leva um carneiro pelos ares. Um corvo que a vê e sendo tão voraz quanto ela, embora com menos brio, quer fazer o mesmo. Voa ao redor do rebanho, escolhe o carneiro mais gordo. Satisfeito, disse para si mesmo, mirando a sua presa: "Não sei quem o criou, mas já está bem fofinho; logo cairá em minhas garras". Em seguida, o corvo se precipitou sobre o carneiro que escolheu. Porém, nossa!, o bicho pesava mais do que uma peça inteira de queijo, e além disso, a lã estava tão crescida, espessa e crespa quanto as barbas de Polifemo. As garras do corvo se enredaram nela de tal maneira que ele não conseguiu se soltar. Para piorar, o pastor chegou, agarrou o corvo e o meteu numa gaiola, em seguida entregou para seus filhos se divertirem com ele.

É preciso medir as próprias forças: um mísero ladrãozinho não pode querer imitar as façanhas de um bandido afamado. O exemplo ocorre muitas vezes; não basta dar-se importância para fazer de si um grande senhor. Por onde vespa passa, o mosquito fica preso.

 

 

Os casais de araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) do Pantanal do Mato-Grosso nidificam em aberturas de árvores com troncos mais largos, e se mantêm unidos por toda a vida. Está ameaçada de extinção, seja pela caça e o comércio, como pela degradação do seu habitat natural.

 

 

O PAVÃO QUEIXANDO-SE A JUNO

 

O pavão levou suas queixas à deusa Juno. "Não me queixo sem motivo, ó deusa", dizia. "Ninguém gosta da voz que me deu, enquanto o rouxinol, animalzinho mesquinho, canta de maneira tão linda que engrandece e honra a primavera".

Juno, irritada, respondeu-lhe: "Contenha sua língua, ave ciumenta. Como pode ter inveja da voz do rouxinol, justo você que tem o pescoço ornado com o brilhante esplendor das cores e se exibe abrindo uma cauda tão magnífica que mais parece obra de um joalheiro? Existe ave mais bela do que você? Nenhum ser reúne todas as perfeições. As qualidades e defeitos estão distribuídos: alguns animais receberam forças e corpulência; o falcão é ligeiro; a águia é corajosa; a gralha é agourenta e cada qual tem de se contentar com sua sorte. Não se queixe, senão, como castigo, tiro de você sua plumagem".

 

 

 

 

outubro, 2009