©oscar araripe
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria, então, é encontro, assim como eu, no extremo correto de nossas idades. Veio magra magríssima em mansíssima. E digo-lhe:

Teu ar

é de linho.

Aragem em tuas mãos.

Ar de aragem

no ar,

no linho de tuas mãos.

Sorri, então falsa magra, simula os contornos do corpo então nu e diz que me ama, assim sem versos e nos elétrodos de seu linho corpo. Pego-lhe as mãos, tateio-lhe a aragem, sorvo dela, engulo-a e digo-lhe que amar é tatear e beijo-lhe com firmeza como que só a mim coubesse terminar o beijo. Depois cheiro-lhe o corpo pela nuca, seio, coxa, saliva e gozo. Vejo que tem olhos de boneca antiga, penso em compor-lhe um bolero profundamente medíocre, que fosse só dela, em segredo anonimato. Vejo também que lhe digo amor e penso permanência nos linhos de suas maõs. Sinto-me confortável e digo-lhe estar em paz, repito tudo, amor e paz, aferindo o que vejo, o que digo, o que cheiro, o que gosto, o que ouço. Amar nos extremos dos sentidos.

Amar, então, é mudar, o corpo em linho, o ar em mãos, a aragem em linho, o linho em mãos.

 

 

[Em Maria na terra de meus olhos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1975]

 
 
 
 

 

  

 

Oscar Araripe. Pintor e escritor, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, em 1968. Ex-jornalista do Correio da Manhã e do Jornal do Brasil, escreve esporadicamente para alguns jornais brasileiros. Publicou 3 livros e centenas de artigos sobre arte, cultura e história. É citado na Bibliografia do Grande Dicionário Aurélio e na Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho. Editou, com Augusto Rodrigues, o jornal Arte e Educação. É membro fundador da Associação Internacional de Educação através da Arte (Insea). Realizou quase uma centena de exposições, majoritariamente individuais, no Rio, em Minas, na Bahia, Ceará e São Paulo. Expôs nos Estados Unidos, Cuba, França, Espanha, Eslovênia, Grécia e México. Possui galeria pessoal em Tiradentes, MG, e é presidente da Fundação artística e cultural, sem fins lucrativos, que leva seu nome: www.oscarararipe.com.br | www.oafundacao.org.br